Os vereadores de Porto Murtinho entraram com ação judicial para anular a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal realizada em 1º de janeiro. Alegam irregularidades no processo e pedem nova votação.
A ação foi protocolada no dia 3 de janeiro pelos vereadores:
- Dr. Antônio (MDB)
- Professor Alessandro (PSDB)
- Marcela Quinones (PL)
- Elisangela Correa (MDB)
- Carla Mayara (PT), que inicialmente integrava a chapa vencedora, mas foi substituída antes da votação.
Supostas irregularidades
Os parlamentares listaram diversas inconsistências, incluindo:
- Ausência de chamada nominal e quórum insuficiente;
- Falta de posse integral dos membros eleitos;
- Omissão de declaração de bens;
- Restrição do uso da palavra aos vereadores;
- Alegações de irregularidades no protocolo das chapas, com suspeita de falsidade ideológica registrada em boletim de ocorrência.
A chapa 2, composta pelos vereadores autores da ação, substituiu Kleber Loubet (PSB) por Professor Alessandro (PSDB) como candidato a vice-presidente. A substituição ocorreu antes da sessão solene, mas a chapa foi considerada irregular pelo presidente da eleição, vereador Elbio da Twister (União).
Já a chapa vencedora, Rota Bioceânica, alterou sua composição trocando Carla Mayara (PT) por Rodrigo Fróes (União) como vice-presidente.
Os vereadores pedem a nulidade da sessão e a realização de nova eleição, garantindo inscrições e votações sem as supostas irregularidades.
A eleição foi marcada por tumulto e discussões acaloradas no plenário. Parte do público protestou contra a anulação da chapa 2, com gritos de “isso é ditadura” e “aqui é a casa do povo”. A Polícia Militar foi acionada para conter a situação.
Posicionamento pendente
O Jornal Dourados Agora tentou contato com a vereadora Sirley Pacheco (PP), presidente eleita, mas não obteve retorno até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações.
Por – Douradosagora