MEC divulga nesta terça-feira o resultado da 1ª chamada das bolsas do Prouni

Candidato deve ter alcançado média de nota superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação

Fnte: ALANIS NETTO

Nesta terça-feira (9), o Ministério da Educação (MEC) divulga o resultado da 1ª chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2022.

Os estudantes que aguardam o resultado devem acessar o site do Acesso Único, verificar o resultado e confirmar suas informações de cadastro. O prazo para confirmação de dados é 17 de agosto.

No primeiro semestre de 2022, 544.755 estudantes se inscreveram no Prouni, que ofereceu 273.001 bolsas, número recorde. Destas, 181.036 eram integrais e 91.965 parciais. As bolsas oferecidas eram referentes a 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições privadas distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal.

Em fevereiro de 2022 um decreto provisório foi publicado, estabelecendo que o Prouni passasse a considerar as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizadas em janeiro e novembro de 2021, para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. Anteriormente, os estudantes só poderiam entrar a partir de notas da última edição do exame realizada.

Prouni

Criado em 2004, durante o governo Lula (PT), O Prouni oferece bolsas em universidades do país. O programa é um incentivo a alunos de baixa renda que possuem o sonho de ingressar na universidade.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.  

No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação.

Cronograma

  • Resultado da 1ª chamada: 9 de agosto
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 9 a 17 de agosto
  • Segunda chamada: 22 de agosto
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto
  • Lista de espera: 5 e 6 de setembro
  • Resultado da lista de espera: 9 de setembro
  • Comprovação de informações da lista de espera: 10 a 16 de setembro