Governador sanciona lei e sede do DOF é denominada Coronel Adib Massad

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a Lei nº 5.646, de 20 de abril de 2021, que denomina “Coronel Adib Massad” a nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteiras), em construção, no prolongamento da Rua Coronel Ponciano, no município de Dourados. 

Publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial do Estado, a nova legislação foi proposta pelos deputados estaduais José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), Neno Razuk (PTB) e Coronel David (sem partido). 

De acordo com a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), os parlamentares justificaram a proposição como “justa homenagem a uma das figuras mais importantes da Segurança Pública” no Estado. 


“Coronel Adib Massad começou a carreira na Polícia Militar em 1953 e foi responsável pelo comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), que mais tarde se transformou no DOF. Após passar para a reserva, se elegeu vereador em Dourados. Faleceu em 3 de março deste ano”, detalhou a Casa de Leis. 

Primeiro comandante do GOF, fundado no dia 28 de maio de 1987, Adib Massad morreu aos 91 anos e foi homenageado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que compartilhou nas redes sociais fotos do militar, uma delas de décadas atrás. 

Segundo o Governo de Mato Grosso do Sul, a nova sede do DOF terá 1.434 metros quadrados. A obra é edificada em um terreno de 17.400 m² na Marginal Guaicurus, conhecida como prolongamento da Rua Coronel Ponciano.

“Com R$ 5,1 milhões de recursos do Estado, o moderno complexo policial vai abrigar as estruturas administrativas e operacionais do DOF e da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira)”, informa, detalhando que a sede contará com heliponto, auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório e ambientes administrativos. “A unidade policial ainda terá salas de logística, inteligência, investigação e cartórios, entre outras”, finaliza.

Por – Douradosnews