Dourados inicia aplicação da 2ª dose de vacina contra dengue

Dourados começa aplicar nesta quarta-feira (3), a 2ª dose da vacina Qdenga contra a dengue, para aqueles que já se vacinaram com a primeira dose, seguindo o calendário de imunização. Município é o 1ª do país a aplicar a dose subsequente.

A vacinação, no entanto, acontece em meio a um cenário preocupante, já que a cidade não alcançou a meta de aplicação da primeira dose, ficando abaixo do esperado, com menos de um terço das 150 mil doses planejadas administradas.

Três meses

Completando três meses de campanha de vacinação contra a dengue, a cidade enfrenta o desafio de atender à demanda da primeira dose antes do prazo final do mês, pois o lote de vacinas tem validade até 22 de agosto.

Isso significa que os moradores têm apenas até o fim do mês para receber a primeira dose, ou correm o risco de perder a oportunidade, pois o município só disponibilizará essa dose até o dia 30 de abril. Após essa data, a aplicação da dose inicial só seria retomada após um acordo com as autoridades de saúde estaduais e federais para receber novos lotes, afetando o público-alvo da campanha.

Nesse momento, Dourados vacina a população de 4 a 59 anos, mas passaria a seguir o que acontece nas demais cidades do país, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Diante desse cenário, é importante que os moradores do município aproveitem a oportunidade de receber a primeira dose antes que o prazo expire e busquem a imunização completa contra a dengue para garantir a proteção individual e coletiva contra essa doença grave.

Mortes

Mato Grosso do Sul já registrou seis mortes pela doença este ano, conforme o último boletim divulgado pela SES (Secretária Estadual de Saúde). Além disso, 3.763 casos de dengue já foram confirmados até março.

Fonte: Primeira Página