Akira Toriyama, autor de ‘Dragon Ball’, morre aos 68 anos

O artista japonês de mangá Akira Toriyama, autor da série Dragon Ball, morreu de um derrame agudo aos 68 anos de idade. O anúncio partiu de seu estúdio, o Bird Studio, nesta sexta-feira (8), em um comunicado nas redes sociais.

“Lamentamos muito informar que o criador de mangás Akira Toriyama faleceu em 1.º de março devido a um hematoma subdural agudo”, disse o estúdio em seu perfil na rede social X. “Lamentamos muito que ele ainda tivesse vários trabalhos no meio de sua criação com grande entusiasmo. Além disso, ele tinha muito mais coisas a realizar”, acrescentou o comunicado.

Toriyama teve criações além de Dragon Ball

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Nagoya, Toriyama ficou conhecido mundialmente por obras como Dragon Ball e Dr. Slump. Além disso, foi o responsável pelo design de personagens de títulos importantes na história dos videogames. Entre eles, estão Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon, entre outros.

Dragon Ball é a criação mais famosa de Toriyama (Divulgação)
Dragon Ball é a criação mais famosa de Toriyama (Divulgação)

A série de mangá Dragon Ball, que começou em 1984, vendeu milhões de cópias em todo o mundo. Assim, foi adaptada para programas de TV, videogames e filmes de animação extremamente populares.

Mensagens de condolências e pesar de outros artistas e fãs encheram as redes sociais. Eiichiro Oda, criador do mangá de grande sucesso One Piece, disse que a presença de Toriyama era como uma “grande árvore” para os artistas mais jovens.

Agência Estado