Votação por celular pode se tornar realidade nas eleições de 2022

RelataSoft empresa que participa do projeto Eleições do Futuros, apresenta sua tecnologia nas eleições municipais em Valparaiso (GO), durante a pandemia da COVID-19 Sérgio Lima/Poder360 15.11.2020

Barroso diz que há a possibilidade

Empresas mostram inovações ao TSE

Há segurança suficiente, afirmam

Operação demora poucos segundos

A votação por celular ou tablet é estudada para as eleições de 2022 no Brasil. Empresas de tecnologia foram chamadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para apresentarem no domingo (15.nov.2020) soluções digitais que permitam votação segura por meio da internet.

Reconhecimento facial, biometria, criptografia e blockchain a mesma tecnologia usada em criptomoedas, como o bitcoin, são algumas das propostas para tentar garantir o sigilo do voto e a apuração correta.

De 31 empresas que participaram do chamamento público, 26 foram selecionadas. Elas mostraram as inovações para as autoridades da Corte Eleitoral  (15.nov.2020) durante as eleições municipais. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, acompanhou 4 demonstrações em Valparaíso, em Goiás. Houve amostras também em São Paulo (12 empresas) e Curitiba (10 empresas).