Vídeo mostra momento em que produtor rural morto por índio foi socorrido

Imagens divulgadas pela Polícia nesta sexta-feira (19) mostram o momento em que o produtor rural e policial militar aposentado Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi socorrido e levado com vida para o Hospital da Vida. A vítima foi espancada na última sexta-feira (12) após um conflito com índios de Lagoa Rica, distrito de Douradina, a 196 quilômetros de Campo Grande.

A vítima estava de bruço no chão com as mãos amarradas, quando foi encontrada por policiais. Os agentes removeram as cordas e colocaram o homem em uma maca. Nas imagens gravadas por um celular o produtor rural aparece mexendo a perna e até conversando. Ele morreu na ambulância a caminho do hospital.

Após o crime, o indígena João da Silva, de 51 anos, também ferido no confronto, foi detido. Outros quadros indígenas foram indiciados pela polícia na última terça-feira (16). De acordo com o delegado responsável pelo caso, Marcelo Batistela, com exceção de João, todos foram ouvidos liberados e vão responder o inquérito em liberdade.

O caso – O produtor Arnaldo era dono de um sítio que faz divisa com a aldeia e, conforme a Polícia, os indígenas cortavam com frequência as cercas da propriedade e em conseqüência disso o gado fugia.

Segundo a Polícia, a vítima por diversas vezes tentou dialogar com os indígenas, mas sem sucesso. No início da semana passada o PM e os indígenas se desentenderam mais uma vez, resultando na morte do aposentado.

Balanço – A Funai (Fundação Nacional do Índio) tem 80 ações na Justiça sobre conflitos entre proprietários e indígenas. Esta foi a segunda morte neste ano. A primeira foi de um adolescente de 15 anos, morto com um tiro na cabeça, no último dia 17 de fevereiro, em uma estrada que separa a aldeia guarani-kaiowá tey´ikue de fazendas na cidade de Caarapó.