Vereadores exigem retratação e líder de Bernal pede "tempo cerebral"

Os vereadores fecharam o cerco e deram ultimato ao líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Marcos Alex (PT), para que ele se retrate com a Casa de Leis e retire a declaração de que o poder Legislativo faz parte de um “triangulo das bermudas”, juntamente com TCE (Tribunal de Contas do Estado) e MPE (Ministério Público do Estado), para derrubar o chefe do Executivo, Alcides Bernal (PP), de seu cargo.

“Vamos esperar até terça-feira para que ele se retrate. Não precisa ser durante a sessão, pode ser em reunião com os pares. O que não pode é ele denegrir a imagem do Legislativo. É desta instituição que ele garante a alimentação dele. Ele está falando mal do seu próprio ganha pão”, sentenciou o vereador Carlão (PSB).

O presidente da Casa, vereador Maio Cesar (PMDB), compartilhou a opinião do colega e complementou dizendo que conversará com Alex para saber seu real posicionamento. “Ele poderá de maneira politicamente correta reconsiderar a fala dele”, disse o peemedebista. Na avaliação do vereador Alceu Bueno (PSL), o líder do prefeito se excedeu em sua fala. “A Câmara jamais vai querer cassar o prefeito”, garantiu.

O parlamentar Chiquinho Telles (PSD), por sua vez, acredita que Alex vem expondo a Casa de Leis há algum tempo. “Depois que ganharam, eles subiram no salto e nos veem como inimigos. Nos rotularam”, lamentou. Paulo Pedra (PDT) foi categórico. “Foram declarações infelizes. Não existe nenhum complô. A Câmara é casa política e prefeito que tem competência vai ter governabilidade”, afirmou.

O líder do prefeito chegou uma hora e meia após o início da sessão de hoje, depois de o protesto feito por seus colegas já ter se findado. A retratação não ocorreu e Alex se recusou a falar com a imprensa sobre o assunto. “Hoje não. Sem declarações. Dá um tempo para mim? Preciso de um tempo cerebral”, se limitou a dizer.

Polêmica – Durante sessão na última quinta-feira, Alex afirmou à imprensa existir um “triangulo das bermudas” orquestrando a cassação de Bernal. “Existe um triangulo das bermudas instrumentalizado, trabalhando de maneira orquestrada com um só objetivo. Não sei quem é o maestro, mas estão sob a batuta de alguém que não aceitou o resultado das eleições do ano passado. Estão operando movimentação de impeachment do prefeito”, disse o petista.

Na mesma ocasião ele ainda ironizou a fiscalização ferrenha que está sendo feita à administração progressista. “Que bom se os órgãos funcionassem assim em todos os governos. Que bom se Câmara Municipal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público agissem antes desta forma, porque aí não teríamos a morte do Maicon no Lixão, os motoqueiros não seriam tragados pela água durante chuvas fortes, não haveria casos de merenda estragada, nem licitações milionárias”, alfinetou.

Consequências – As declarações geraram uma série de reações a começar pelo TCE e MPE. Ontem à tarde, os chefes dos dois órgãos, o conselheiro Cícero Antônio de Souza e o procurador Humberto de Matos Brittes, anunciaram que vão ajuizar ação contra o que consideram ter sido “agressão verbal”. Hoje os vereadores deram continuidade à corrente de indignação exigindo retratação por parte do petista.