União das Câmaras: candidato Marcelino Nunes foca na formação de vereadores e prega fortalecimento da entidade

O foco voltado na capacitação do vereador, visando prepará-lo para o mandato que irá desempenhar nos próximos anos dentro do seu município, o vereador Marcelino Nunes de Oliveira (PSB), de Ponta Porã, se lança candidato à presidência da União das Câmaras dos Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS). Em suas palavras, ditas durante a entrevista ao Jornal Liberdade, o político ressaltou que conhece a realidade dos vereadores em todo o estado, principalmente nos municípios menores, e sabe da importância em se ter uma entidade competente que o apoie na realização dos trabalhos.
Para ele, a UCVMS não pode ser vista apenas como um organismo de “status”, mas sim como um organismo forte e que trabalhe em prol do vereador. A União das Câmaras é uma entidade que deveria atuar neste sentido. “Não há hoje em dia um organismo forte que faça a agenda do vereador conciliar com de algum deputado, secretário ou com o próprio governador do estado. Às vezes, se o vereador não se reportar ao prefeito, ele sequer consegue sair do município. A União se torna importante justamente para prestar esse auxílio e muitos outros”, comentou.
O candidato desaprovou a atual gestão da entidade, alegando que faltou força de vontade política para conseguir acabar a construção do tão sonhado hotel de trânsito da UCVMS. “Faltou arregaçar as mangas, correr atrás dos parlamentares, buscar por emendas, recursos, financiamento com bancos, afinal a União das Câmaras é uma entidade importante”, ressaltou criticando. Para o vereador, que cumpre o seu quarto mandato em Ponta Porã, existe muitos problemas deixados pela atual gestão que precisam ser solucionados. “Hoje a uma dividia muito grande por conta de ações, os recursos que chegam são todos bloqueados devido à inadimplência. Nem mesmo a escritura com o titulo no nome da União nós temos”, esbravejou.
Hotel da ‘Câmaras de Vereadores’ deve ser construído em abril
Marcelino Nunes disse que pretende começar a construção do hotel de trânsito e que também irá criar um restaurante, tudo para facilitar a vinda do vereador a Capital. Outra proposta levantada pelo candidato é a regionalização da UCVMS, que, segundo explicou, se daria através da implantação de nove vices-regionais. “Dividiremos o estado em nove partes, o que agregaria de sete a oito municípios. Dessa forma conseguiremos agilizar os cursos de formação, tanto os presenciais como os telepresenciais, que pretendemos levar até os vereadores”, justificou.
O vereador deixou claro que, caso venha a vencer estas eleições – programas para o final de março durante o encontro geral dos vereadores na Assembleia Legislativa –, não irá se reeleger para um segundo mandato. Marcelino Nunes ressalta que já elaborou o projeto para apenas dois anos como chefe da entidade. “Tenho experiência, conheço perfeitamente o trabalho do legislativo municipal no estado, e sei que posso ser um presidente atuante, contribuindo junto aos colegas que formarão a chapa comigo. Quero tornar a União das Câmaras uma entidade.