TRE MS Libera Partir de Hoje (13) Conveções Partidaria para Bela Vista e Caracol

Assim como foi definido no município de Figueirão, o dia 7 de julho será também um dia de eleições nas cidades de Bela Vista, Caracol e Jardim. A data foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), na sessão plenária desta terça-feira (7), que fixou ainda as regras e prazos das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice dos municípios.

As resoluções aprovadas (Res/TRE-MS Nºs. 498/2013; 499/2013 e 500/2013) estabelecem datas para as convenções sobre coligações e escolha de candidatos, que devem ocorrer de 13 a 21 de maio, bem como o prazo de até 24 de maio para o registro das candidaturas.

A propaganda eleitoral será permitida de 25 de maio a 6 de julho, e a propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, entre os dias 15 de junho a 04 de julho.

A eleição acontece em razão das decisões do TRE-MS, que cassaram os diplomas dos candidatos eleitos em outubro de 2012, o que, no caso dos três municípios, implica a nulidade de mais de 50% dos votos válidos.

Da nova eleição, não poderão participar os candidatos que tenham dado causa à anulação da eleição anterior.

 

Bela Vista

Abraão Armoa Zacarias (PMDB) e Luis Alexandre Loureiro (DEM), respectivamente prefeito e vice de Bela Vista, tiveram os mandatos cassados por configuração do abuso de poder, em razão do uso indevido e reiterado do jornal eletrônico “Fronteira News”, para promoção pessoal dos candidatos, o qual veiculava matérias idênticas da página oficial de suas campanhas, fato que teria comprometido a lisura e a legitimidade do pleito.

Abraão Zacarias e Luis Alexandre foram eleitos com 50,331% dos votos válidos.

 

Caracol

No município de Caracol, os mandatos de Manoel Viais (PT) e Horácio Junior (PSDB) foram cassados sob o fundamento de que estes teriam cometido abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágios, por meio da distribuição indiscriminada de camisetas durante uma carreata realizada na cidade.

Manoel Viais e Horácio Junior foram eleitos com 2.405 votos, o que corresponde a 58,83% dos votos válidos.

 

Jardim

Os diplomas do prefeito do município de Jardim, Marcelo Henrique de Mello (PDT) e seu vice, Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT), foram cassados em razão de captação ilícita de votos, caracterizada pelo fornecimento de produtos alimentícios com o intuito de obter votos ao então candidato a prefeito.

Os candidatos foram eleitos com 53,31% dos votos válidos.

 
Link de Origem a Materia