TRE adia julgamento que pode mudar resultado da eleição em Bela Vista

 Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) adiou para o próximo dia 15 a sessão de julgamento do recurso contra a sentença que declarou inelegível o prefeito eleito de Bela Vista, Dr. Renato de Souza Rosa (PMDB). O adiamento decorreu do pedido de vistas feito pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Josué de Oliveira.

No domingo (7), Dr. Renato foi eleito prefeito de Bela Vista com 41,83%, o que corresponde a 4.863 votos. O segundo colocado Marcos Palmieiri (DEM) ficou com 29,32%, que representa 3.407 votos.

Como o eleito não teve mais de 50% dos votos, caso seja confirmada a condenação de Dr. Renato não será convocada nova eleição, sendo convocado o segundo colocado, Marcos Palmieri, para assumir a prefeitura.

O procurador regional eleitoral substituto, Emerson Kalif Siqueira, deu parecer contra o recurso (nº 43039) de Dr. Renato e pela manutenção da sentença na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aiji), que o considerou inelegível pelo período de oito anos. Kalif Siqueira pede que seja confirmada pelo colegiado do TRE a condenação por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio pelo fato de ter promovido distribuição de combustível a eleitores em 2 de outubro do ano passado, para participação em carreata em troca de votos.

Aliás, foi naquela eleição de outubro de 2012 que Dr. Renato foi derrotado, por pequena margem de votos (50,33% a 49,67%), pelo prefeito cassado Abraão Zacarias (PMDB) e seu vice Luis Alexandre Loureiro. Zacarias e Loureiro chegaram a passar ilesos pela primeira instância, mas tiveram sua cassação decretada no dia 29 de abril pelo TRE, em razão da acusação de uso indevido de meio de comunicação social, o que configurou abuso de poder