Trainee ou Concurso Público?

Quem está terminando a graduação sabe muito bem como é ter frio na barriga só de pensar em não conseguir um emprego, certo? É nessa hora que muita gente se divide entre se inscrever num programa de trainee ou prestar um concurso público. Para saber qual das alternativas combina mais com você conheça as histórias e as recomendações de dois jovens profissionais que já fizeram suas escolhas.

 
 
 
Trainee ou Concurso Público?Programa de Trainee: crescimento rápido
Mariana Romas, de 25 anos, decidiu se preparar para disputar uma vaga de trainee quando estava no último ano do curso de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na época, ela vivia um dilema daqueles. Seu contrato de estágio no Grupo RBS, empresa de comunicação multimídia afiliada da Rede Globo, havia terminado e, como ela estava no fim do curso, era muito difícil conseguir outra vaga. Além disso, como ainda cursava a faculdade, não tinha 8 horas diárias para trabalhar num emprego convencional. “Comecei a ficar preocupada porque sabia que se me formasse teria ainda mais dificuldades de conseguir um emprego”, diz ela. Como queria trabalhar em empresas privadas, ela nem chegou a considerar a possibilidade de prestar concurso.
 
Em março de 2010, Mariana foi selecionada para ser trainee do Grupo RBS, o mesmo grupo em que havia feito o estágio. Ela recomenda esses programas para quem quer ter crescimento rápido na empresa. “O trainee tem possibilidade de mostrar seu potencial e ocupar cargos de nível alto mesmo com pouco tempo de casa”.
 
Sua dica para quem vai se aventurar nesses processos seletivos é a de não desanimar. “A seleção para esses programas é longa e cansativa, mas a oportunidade é única.”
 
Trainee ou Concurso Público?Concurso Público: estabilidade e bom salário
Leornado de Souza Brasil, também de 25 anos, cursou Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele fez estágio em duas empresas até que, quando estava prestes a se formar, começou a se preparar para concursos públicos. “Optei pelos concursos por dois motivos principais”, diz ele. O primeiro era a maior estabilidade no emprego. O segundo era a média salarial para iniciantes, superior à média do mercado privado”.
 
Leonardo prestou quatro concursos, e, em 2006, foi aprovado pela Dataprev, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social. “Aqui eu tenho liberdade para me desenvolver profissionalmente. Uma empresa pública é bem estruturada e desafiadora.” Ele recomenda os concursos públicos para quem quer crescimento de longo prazo, boa remuneração e estabilidade.
 
Para quem ficou interessado, sua dica é clara: “Saiba, antes de se preparar para as provas, se a empresa está alinhada aos seus valores e interesses profissionais.” Isso porque, caso você seja aprovado, provavelmente passe um longo período trabalhando lá.