Técnicos de MS já qualificaram 530 trabalhadores de usina em Angola

Técnicos do Senai de Mato Grosso do Sul já qualificaram em Angola, na África, desde o início do ano, 530 trabalhadores da usina sucroenergética da Companhia de Bioenergia do país (Biocom). A previsão da entidade é que até setembro, mais 240 angolanos, totalizando 770 colaboradores da empresa, sejam capacitados na cidade de Cacuso, onde os cursos estão sendo ministrados.

De acordo com o Senai, o projeto de capacitação que está sendo desenvolvido em Angola é inédito, e representa o complemento de uma parceria que foi iniciada em 2010 em Mato Grosso do Sul, quando a instituição qualificou em Mato Grosso do Sul um grupo de 60 angolanos para essa usina.

A Biocom é uma joint venture entre o grupo Odebrecht, que tem 40% da companhia, e as angolanas Damer, que também tem participação de 40%, e a estatal petroleira Sonangol, que tem com 20% da companhia.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, esse projeto destaca ainda mais a expertise do Senai de Mato Grosso do Sul na qualificação profissional para a indústria sucroenergética, em um trabalho que já ganhou, conforme ele, reconhecimento nacional pelas empresas do segmento.

Dos 530 trabalhadores qualificados, 30 são analistas de laboratório, 30 são mecânicos industriais, 30 são eletricistas industriais, 15 são instrumentistas industriais, 15 são caldeireiros, 15 são soldadores, 15 são torneiros mecânicos, enquanto outros 380 trabalhadores se qualificaram para atuar segundo as normas regulamentadoras da atividade.

De acordo com o gerente de educação do Senai de Mato Grosso do Sul, Marcos Costa, a formação profissional na cidade angolana contribui para a sustentabilidade e a formação de mão de obra qualificada na região. “Essas atividades irão se reverter na otimização das operações da empresa, que terá a primeira usina de açúcar e álcool de Angola, além de melhorar o nível de vida de parte da população de Cacuso”, considerou.

Fonte: G1