Técnico e ‘mentor’ de Guerrero no Brasil, Tite reencontra atacante

Técnico foi treinador do peruano no título mundial do Corinthians graças à recomendação de seu filho

Guerrero deve muito à família Bachi. A família Bachi também deve muito a Guerrero. E não pense que o único brasileiro envolvido nessa história é Tite. Quando aprovou a contratação do atacante peruano pelo Corinthians, em 2012, o técnico estava apenas seguindo a recomendação de seu filho Matheus, hoje, um de seus auxiliares na Seleção.

O jovem tinha 22 anos e estudava futebol quando viu, em 2011, dois jogos do Peru na Copa América disputada na Argentina. Guerrero foi o artilheiro daquela competição e encantou o filho de Tite. “Experts” no centroavante, que hoje defende o Flamengo, ele e o pai agora dão dicas aos zagueiros para brecarem seu ímpeto no Brasil x Peru, que será disputado à 0h15 de terça para quarta-feira, em Lima, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Na atual comissão técnica da Seleção, Matheus Bachi tem um pé no escritório e outro no campo. Ele atua no CPA (Centro de Pesquisa e Análise) da CBF ao lado de Maurício Dulac e Thomaz Araújo, no papel de desvendar adversários e jogadas dos próprios jogadores da equipe, que podem ser aproveitadas quando se reúnem pelo Brasil.

Mas, nos treinos, quando necessário, faz papel de “sparring” para os atacantes titulares, já que chegou a jogar quando estudava nos Estados Unidos.

Há cinco anos, a força física e o faro de gol de Guerrero deixaram a família extasiada. A tacada não poderia ter sido mais certeira. Contratado pouco depois, o peruano fez os únicos dois gols do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012. Suficientes para o histórico título.

Goleador das Copas América de 2011 e 2015, Paolo Guerrero não está tão afiado assim nas eliminatórias. Ele divide a artilharia do Peru com Farfán e o meia do São Paulo, Cueva, todos com três gols. Menos do que Neymar e Gabriel Jesus, com quatro cada um, e Cavani, artilheiro máximo do torneio com sete.

No primeiro turno, em novembro do ano passado, ele teve uma grande chance de marcar contra o Brasil, mas parou no goleiro Alisson e na marcação da zaga formada por Miranda e Gil. Dessa vez, Alisson e Miranda estarão em campo, mas o jovem Marquinhos é o titular de Tite. A defesa que terá a missão de, mais uma vez, parar o goleador.

Brasil x Peru

Local: Estádio Nacional, em Lima (PER)

Data e horário: madrugada de terça para quarta-feira, à 0h15 (horário de Brasília)

Escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus

Desfalques: Casemiro (machucado) e Marcelo (suspenso)

Pendurados: Daniel Alves, Miranda, Filipe Luís, Fernandinho, Giuliano, Lucas Lima e Douglas Costa

Arbitragem: Wilmar Roldán (COL), auxiliado por Cristian de la Cruz e John Alexander León (COL)

Transmissão: TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com, que acompanhará o jogo ao vivo e em Tempo Real

http://www.topmidianews.com.br/