Sindicato Rural promove curso de embutidos e defumados em Itamarati

O Sindicato Rural de Ponta Porã e o Senar/AR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul) realizaram na Vila da Sede do Assentamento Itamarati, o curso ‘Produção Artesanal de Embutidos e Defumados de Suínos’, com carga horária de 32 horas/aula. O curso foi ministrado pelo educador foi Luís Carlos dos Santos, do Senar/MS.

No treinamento os alunos compreenderam as etapas que compõem o processo de produção de embutidos e defumados de suínos e aprenderam como utilizá-las na sua fabricação, participando efetivamente de exercícios teórico-práticos. Além da missão e objetivos do Senar/MS e do curso, os alunos entenderam o histórico e consideração sobre a conservação da carne.

 

Aprenderam sobre destrinchamento de carcaça, preparo e salga das peças, preparação dos embutidos, prática de embutir e cozer as peças, cozimento do tender e do presunto, construção e preparação do defumador, defumação das peças e medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do curso).