Rio Apa transborda e já desabriga primeiras famílias


Devido a forte chuva que caiu na última semana no município, o Rio Apa que separa Bela Vista e Bella Vista Norte Paraguai, atingiu o índice mais alto neste ano, e até a tarde de ontem a prefeitura tinha registrado a marca dos 4,6 metros, o suficiente para começar desabrigar várias famílias ribeirinhas, aquelas residem às margens do Rio Apa. Segundo informações do SAAE – choveu equivalente a 287 milímetros no município. 

Na tarde de segunda-feira (08/04) aconteceu reunião no gabinete do prefeito de Bela Vista, com a presença da Secretaria de Assistência Social Municipal, Olga Zacarias, Secretario de Obras, Luis Carlos Tebicherane, Vereador, presidente da Câmara, Jair Bispo, Izabelino Fleitas, Veriano Hoffemeister, representantes da Defesa Civil do Município, CB PM Fleitas, Alice Aranda, Ana Rita, Jerônimo Ferreira, Alexandre Pinheiro Mascarenhas e Procurador Jurídica Dr. João Onofre Cardoso Acosta. Na ocasião foi traçados estratégias de ações para atender as famílias desabrigadas em Bela Vista.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, Olga, ao menos quatorze famílias já foram removidas das áreas inundadas para residências, prédios da Prefeitura, Ginásio de Esporte, Projeto Conviver, Centro Comunitário da Baixada Corintiana e Baixada Fluminense. No total são 60 pessoas assistidas diariamente pela equipe da prefeitura de Bela Vista.

A prefeitura continua monitorando os moradores ribeirinhos e dos bairros atingidos pela cheia, e outras casas podem ser desocupadas a qualquer momento, já que o nível das águas continua subindo.

“Nós estamos atentos e procurando prestar todo apoio necessário. A nossa previsão é de que o rio continue enchendo, isso porque nos municípios acima, o nível das águas também está elevado”, informou o prefeito Abraão Zacarias.

A prefeitura e sua equipe continuam prestando assistência às vítimas, principalmente aos moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas.

As estradas vicinais do município também foram duramente castigadas prejudicando o transporte escolar e varias localidades os alunos estão sem freqüentar a sala de aula.