Raios matam quatro vezes mais que há dois anos

Quase quadruplicou o número de mortes em Mato Grosso do Sul provocadas por quedas de raio ano passado em relação a 2011, segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A informação está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

Levantamento inédito do Elat indica que entre 2000 e 2012, 102 pessoas morreram por raios aqui em MS, o quarto estado brasileiro em número de mortes causadas pelas descargas elétricas vindas do céu.

O Elat informou também que o estado de MS é o quinto no país na incidência de raios, em torno de 4,24 milhões por ano, média de 353 mil por mês.

Os casos mais frequentes de morte por raio ocorrem na zona rural “porque as pessoas ficam mais expostas nessas condições: ao ar livre, em áreas descampadas, próximas de árvores e cercas metálicas”, ensina cartilha produzida pelo Elat.

Já o recado para quem mora nas cidades é que “dentro de casa, não use telefone com fio, não fique perto de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e não toque equipamentos ligados à rede elétrica”. A matéria é de Celso Bejarano.