Primeira chamada do Sisu será divulgada pelo MEC nesta segunda

O Ministério da Educação vai divulgar nesta segunda-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ainda não há um horário definido, segundo a assessoria de imprensa do ministério.

Os convocados nesta primeira lista devem fazer as matrículas entre os dias 21 e 25 de junho. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Esta edição do Sisu atingiu a marca de 738.439 candidatos inscritos até as 18h desta sexta-feira (14), segundo balanço do Ministério da Educação. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.

O número de inscrições chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.

Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.

Lista de espera
Entre os dias 1º e 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.

Podem participar os estudantes não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu, a partir do dia 17 de julho.

Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:

I – nota obtida na redação;
II – nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
III – nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
IV – nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
V – nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.