Prefeitura e Defesa Civil de Bela Vista apresenta balanço sobre enchente

Ademir Mendonça

Na madrugada desta quinta-feira (27), o nível do Rio Apa, em Bela Vista, voltou a subir e atingiu a marca de 6,3 metros acima da média, que é de 3 metros de profundidade, segundo a coordenadora da Defesa Civil do município, Zilda Barroso.

O prefeito Jair Bispo convocou reunião na manha de (27-06) com secretários municipais e representantes de diversas Secretarias, bem como a Policia Militar Ambiental, membros do 10º RE-MEC e Coordenadoria da Defeza Civil e já estabeleceu as diretrizes de ajuda às famílias atingidas pela enchente, bem como o sistema de informação à população sobre os riscos, os locais que poderão abrigar as famílias atingidas e as ações relacionadas à segurança e saúde no município.

Segundo Zilda, a Defesa Civil terá uma reunião para definir as ações de assistência às famílias e se irá decretar situação de emergência no município.

A Defesa Civil contabiliza 16 famílias atingidas pela cheia do Rio Apa. Parte do grupo está abrigada no ginásio de esporte e no Centro Comunitário da Baixada Corinthhiana.

A coordenadora da defesa informou que o balanço de famílias foi finalizado. “Algumas famílias foram desalojadas e tiveram que ser retiradas de madrugada, mas foram para casa de parentes e amigos”, afirmou Zilda.

Os alagamentos foram registrados nos bairros Baixada Corinthiana e Baixada Fluminense.

Segundo o prefeito, Jair Bispo  o governo municipal promoveu ações de prevenção e acionou todas as secretarias para dar suporte no socorro as famílias desabrigadas.

A Secretaria de Assistência Social atendeu as famílias desabrigadas  com café da manha, almoço, leite para as crianças e medicação.