Prefeitura de Jardim e Pronatec realizam aula inaugural com mais dois cursos

 

 
 
Foto: Paulo Abílio 

A prefeitura de Jardim, através da secretaria municipal de Assistência Social, promoveu na noite da última quinta-feira, 13, a aula inaugural de mais dois cursos profissionalizantes, sendo Cuidador de Idoso e Operador de Caixa, em parceria com o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do Governo Federal. O evento aconteceu no Auditório Mário Magno de Souza Lopes, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e contou com a presença do prefeito Erney Bazzano Barbosa; do vereador Déco Cristaldo, que na oportunidade representou o legislativo jardinense; do secretário municipal de Governo, José Amaury Soares Lopes; da diretora de Departamento de Cursos Pronatec, Katiane Balbuena Leite Costa; de coordenadores de programas sociais, além dos alunos inscritos nos referidos cursos.

O coordenador pedagógico do SENAC, Edson Moreira Lemos, que na oportunidade representou a instituição sul-mato-grossense, explanou sobre o programa, cujo objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, especialmente aos mais necessitados, ou que buscam o primeiro emprego. 

“Com a concretização deste projeto a nível nacional, é previsto uma série de subprogramas e ações de assistência técnica e financeira que oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos, contando com a parceria das escolas Senai e Senac, que tem um papel importante para que os cursos se concretizem, além de atuar nas políticas públicas sociais, reafirmando o seu compromisso em promover o desenvolvimento de competências profissionais como meio de acesso pleno à cidadania”, destacou Lemos.

O prefeito Erney Barbosa também fez uso da palavra e cumprimentou todos os alunos pela decisão de investimento em suas vidas profissionais. O chefe do executivo destacou a parceria da administração Novos Tempos com o SENAC e comentou que, para os próximos dias, uma reunião será agendada junto ao presidente da Fecomércio/MS – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, Edison Araújo, buscando a vinda de mais cursos para o município de Jardim. 

Em seguida, representando suas respectivas turmas, as alunas Karlla Miranda dos Santos, Esmilce Velasquez Monteiro e Marta Dionísio Leite, receberam das mãos de autoridades presentes, um kit pedagógico e uniforme. 

Para o município de Jardim foram disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para Cuidador de idoso e 30 para Operador de Caixa. A duração dos cursos é de três meses e os participantes ainda recebem um kit de material contendo, canetas, lápis, livros, uniformes e uma ajuda de custo de dois reais hora/aula (sendo que cada aula tem a duração de quatro horas), como benefício assistencial.

Os cursos estão acontecendo na Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa (MARC), na Vila Angélica I, de segunda a sexta-feira, das 18h45min às 22 horas.