Poucos ainda ganham com "homenagens" ao vivo, mas ele se destaca pela breguice

Gerente de um mercado na Vila Rica, em Campo Grande, Roberto Wagner completou 32 anos ontem (8) e, graças às armações dos colegas de trabalho, comemorou o aniversário de um jeito diferente: ao som de músicas bregas, do indispensável “Parabéns para você” e de um tipo de felicitação inusitada, que inclui um “animador” para lá de escandaloso.

“Quebra um pouco da rotina, né? De vez em quando é bom. Bem descontraído”, disse o aniversariante, ao revelar que já “sacaneou”, da mesma maneira, uma ex-funcionária. “Mas quando é para você a emoção é diferente”, resumiu.

O responsável pela animação e playlist – que inclui sucessos de cantores como Sidney Magal, Waldick Soriano, Amado Batista e Reginaldo Rossi – é “Falcão” ou “Joel Falcão Brega”, um campo-grandense que trabalha com mensagens ao vivo há 12 anos.

Joel Gonçalves da Silva, de 46 anos entrou nesse “mercado” na época do “boom”, quando o serviço era novidade por aqui. Deixou a função de técnico de eletrônica de lado e partiu para a propaganda.

Começou divulgando lojas, mas em pouco tempo estava à caça de emoções, em aniversários, noivados, bodas e festas de toda sorte. “Tinha uma bicicleta com caixa de som, que montei sozinho. Andava até 50 quilômetros por dia”, disse.

Fã do cantor que ficou conhecido pela breguice, Joel resolveu incorporar o estilo do ídolo e passou a trabalhar vestido de Falcão. A “irreverência” conquistou clientes em toda a cidade e continua a ser o chamariz para o serviço que, por isso, se destaca dos outros. Hoje, ele diz com orgulho que tem três agendas cheias e mais de 1 mil clientes.

Apesar do sucesso, a procura caiu, mas a culpa não foi da modernidade, garante. “Quando têm muitos shows e exposições na cidade o povo quase não faz festa. Quando não tem, as pessoas me chamam”, reclamou.É claro que a tecnologia fez muita coisa cair em desuso, inclusive a mensagem ao vivo. Falcão reconhece a “queda”, mas afirma que está conseguindo tirar proveito de tudo isso. Desde que criou uma conta no Facebook, há 6 meses, o número de clientes vem aumentando.

Sem deixar de lado a lábia de propagandista, ele afirma que “a internet é boa, mas ao vivo é melhor” e embasa, reiterando a própria “tese”: “Pode ter o que for. Ao vivo é melhor. Às vezes eu chego e o pessoal está parado. Eu animo. Sou artista, locutor, animador de festa, DJ, repórter cinematográfico e fotógrafo”.

Falcão, figura conhecida em Campo Grande, é apaixonado pelo que faz e não pretende abandonar as “surpresas”, apesar da “modernidade” e das enrascadas que já se meteu.

“Tem gente que gosta e tem quem fique bravo. Já pegaram arma, até espingarda para botar eu para correr. Teve um lugar que eu cheguei e o cara pagou para eu ir embora porque não quis”, contou.

No início, quando o serviço era novidade em Campo Grande, Joel realiza de 4 a 5 apresentações por noite. Hoje a média, por semana, é de 1 ou 2.