Paraguaio Nicolás Leoz renuncia à presidência da Conmebol

O paraguaio Nicolás Leoz, de 84 anos, anunciou nesta terça-feira que renunciou ao Comitê Executivo da Fifa, no qual fazia parte desde 1998, e que também deixará a presidência da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), que ocupa desde 1986.

 

Em um comunicado no site oficial, a Fifa afirmou que recebeu uma carta de Leoz com o pedido de demissão:

 

A Fifa recebeu a renúncia formal de Nicolás Leoz aos cargos de membro do Comitê Executivo da entidade e de presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) por problemas pessoais e de saúde. O dirigente paraguaio informou a Fifa da sua decisão mediante carta enviada nesta terça-feira.

 

Nos termos do Estatuto da Fifa (art. 30, par. 9), a Conmebol terá de escolher imediatamente um substituto para o restante do mandato de Leoz no Executivo.

 

Em uma entrevista coletiva que contou a presença do presidente da CBF, José Maria Marin, e de Del Nero (vice-presidente da CBF), Leoz revelou que deixará também a presidência do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014. O órgão responde diretamente à Fifa e é diferente do Comitê Organizador Local (COL), presidido por Marin. Os outros dois sul-americanos do Comitê Executivo da Fifa são o argentino Julio Grondona e Del Nero, que assumiu a vaga de Ricardo Teixeira.

 

Quero agradecer a Joseph Blatter, Marin e Del Nero por me ajudarem a exercer esse cargo. Todas as federações me ajudaram a fazer uma confederação unida. Sinto-me muito orgulhoso de todos os meus companheiros, amigos da América do Sul. E também aos jornalistas – disse, em entrevista coletiva na sede da Conmebol, em Assunção.

O paraguaio afirmou que a saúde é o grande empecilho para que continue em ação. Em novembro do ano passado, Leoz passou por uma cirurgia no coração no Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo.

 

Me retiro com a consciência de ter feito um trabalho sincero, honesto. A Del Nero, que siga bem no Comitê Executivo da Fifa. A José Maria Marin, que faça uma Copa do Mundo fantástica. Estarei sempre perto de todos. Sempre me terão como um amigo. Agradeço a todos vocês. Estou mentalmente bem, mas tenho muito cansaço. O cansaço é o que me impossibilita de continuar, teria que viajar ao Brasil para habilitar dez cidades, já não estou mais para isso.

Sobre a saída da presidência da Conmebol, cargo que ocupa desde 1986, Leoz contou que uma reunião daqui a uma semana definirá o rumo da entidade.

 

Em 30 de abril colocarei meu cargo de presidente da Conmebol à disposição dos presidentes das associações nacionais. Eles decidirão o que fazer com a minha decisão. Eu me encontro mentalmente muito bem, meu problema é físico.

Leoz foi presidente do clube Libertad por dez anos e em 1971 assumiu a federação paraguaia. Sob seu comando, a seleção do país foi campeã da Copa América de 1979. Por dois períodos, foi vice da Conmebol: 1972 a 1974 e de 1980 a 1986. Em 1º de maio de 1986, foi eleito presidente da confederação sul-americana e ficou no poder 27 anos.

 

Estou aqui não só como presidente da CBF, mas também como amigo e companheiro deste grande dirigente que é Nicolás Leoz, que tantos serviços tem prestado em prol da unidade do futebol sul-americano – afirmou Marin ao site da CBF.

 

G1