Ônibus da ONG Onça Pintada esteve atendendo em Jardim

O ônibus da Organização Não Governamental (ONG) Onça Pintada, esteve em Jardim no sábado (29), onde foi realizados exames de prevenção e combate ao câncer de mama e coleta de preventivo para exame de prevenção do câncer do colo do útero, e exames de próstata, no Centro de Especialidade Médica (CEM), da Vila Angélica.

Durante o período das 08 as 16, foram realizadas 34 exames preventivos em mulheres, e 62 exames de atendimento a saúde do homem com o Dr Jamal.

Foram realizados exames de toque das mamas e ultrassom nas mulheres que apresentarem alterações (nódulos). As mulheres que passam pelo ônibus são atendidas em uma consulta individual. Se preciso, são encaminhadas para exames de ultrassom, mamografia ou outro que a médica prescrever. Tudo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada. Havendo necessidade ainda, são encaminhadas para cirurgia, passando por tratamento pós-operatório, como quimioterapia, radioterapia ou reconstituição mamária, afirma a Secretaria de Saúde Marcelly.

Segundo o Dr. Jamal, durante o exame realizado por ele houve dois casos suspeitos que depois será feita um exame mais profundo com biópsia, para que haja uma confirmação exata, e depois fazer os devidos tratamentos sem nenhum custo ao paciente, Afirma o Dr.

Para o Vereador Cesar Nogueira, que está à frente da vinda do Projeto Onça Pintada, para o município, ressalta a importância da comitiva, em trazer especialistas de renome como o urologista Dr Jamal, e a ginecologista Dr Taline, esses exames de prevenção é muito importante para que nossos munícipes possam sempre ter uma atenção melhor a sua saúde, finaliza Cesar.

A Ong Onça Pintada

Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como Associação Civil sem fins lucrativos que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas gratuitos de prevenção e combate ao câncer de mama e outros projetos voltados para a área da saúde.

Em 14 anos de existência o Grupo Onça Pintada já percorreu mais de 70 municípios sul-mato-grossenses, atendeu mais de 50 mil pessoas, realizou mais de 5 mil exames e pelo menos 2 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico.

Vejas Outras Fotos

Fonte: AD/Jatoba Noticias