Bela Vista e mais 7 cidades de Mato Grosso do Sul receberão 90 câmeras da União

Oito municípios sul-mato-grossenses foram relacionados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para integrar projetos de videomonitoramento de vias públicas. A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron), do Governo Federal, e com objetivo de garantir o fortalecimento da segurança pública nas cidades fronteiriças. Em Mato Grosso do Sul, Corumbá, Amambai, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã serão contemplados.


Os equipamentos deverão ser instalados em vias públicas urbanas, principalmente naqueles pontos considerados mais sensíveis, indicados pelos serviços de inteligência dos órgãos de segurança pública e pelo trabalho da Polícia Militar. Ao todo, o Estado receberá 90 câmeras de um investimento federal total de R$ 4,050 milhões. A liberação dos equipamentos depende agora da apresentação de projetos por parte de Mato Grosso do Sul.

O vídeomonitoramento também será implantado em outros 51 municípios brasileiros localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ainda não foram definidos prazos para instalação e operacionalização do videomonitoramento.