No que Real Madrid e Chelsea são totalmente opostos na última década, e o que Vini Jr. e Thiago Silva tem a ver com isso

Real Madrid e Chelsea se assemelham em diversos fatores, desde a riqueza que os permite contratar alguns dos melhores jogadores do mundo até a conquista dos principais títulos nacionais e internacionais. Mas há um fator que eles estão em posições opostas, como mostra o estudo semanal do Observatório do Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos).

O ranking elaborado pelo centro de pesquisa aponta qual a média de idade dos reforços contratados pelos clubes das maiores ligas da Europa na última década. Para criar a lista, foram analisadas as 3.778 transferências desde julho de 2013 entre os 50 times sempre presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Na lista, Real Madrid e Chelsea aparecem em lados opostos. Os merengues são aqueles que contratam reforços mais jovens nos últimos dez anos (média de 22,87), enquanto o time inglês é o “lanterna” do ranking, ao buscar jogadores mais velhos, o que eleva sua média para 26,71 anos. Ou seja, quase quatro anos a mais que o time espanhol.

Muitos fatores ajudam a explicar isso, mas dois brasileiros refletem bem a situação. No Real Madrid, existe uma política em andamento há anos de contratar atletas muito jovens e que possam ser desenvolvidos no Santiago Bernabéu. Aqui, entram jovens como Vinícius Jr. e Rodrygo, contratados quando ainda eram adolescentes no Brasil, e também o francês Eduardo Camavinga.

Pela pesquisa, 81,4% dos reforços contratados pelo Real desde julho de 2013 têm no máximo 22 anos (o último da lista é Aurélien Tchouameni). E o mais impressionante: o clube presidido por Florentino Pérez não contratou nenhum jogador com 30 anos ou mais na última década. Sinal de que a política segue a todo vapor – e tem surtido efeito, haja vista o título recente da Champions League.

Entre os grandes clubes da Europa, os que mais se aproximam do Real Madrid vêm da Alemanha: Borussia Dortmund (23,57 anos de média) e Bayern de Munique (24,26 anos). Os demais aparecem todos abaixo do top 10 pelo estudo do CIES.

FONTE: ESPN.COM