Municípios estudam criação de consórcio

Municípios do Bolsão estudam criar um consórcio para desenvolvimento da região. Trata-se do Cidele, nome sugerido para o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste e que compreenderia os municípios de Paranaíba, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

Para explicar sobre o consórcio, o presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, enviou o secretário-executivo do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), Wallyson Martins Colombo.

Ele explicou como funciona o processo e os benefícios da criação do consórcio.

“Motivados por estabelecimento de ajustas recíprocas de cooperação e por interesses comuns, os municípios consorciados poderão planejar e executar ações e projetos integrados de melhorias na gestão pública e de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, mobilizando parcerias, convênios e contratos em instâncias públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, nacionais”, explicou.

Segundo Colombo, o consórcio abre um leque de benefícios, como compra direta, obras de engenharia.

Haverá a assinatura do protocolo de intenções no próximo dia 12 de julho. Além disso, todas as dúvidas a respeito do tema serão tiradas neste dia, que deve reunir os prefeitos de toda região.

A diretoria do consórcio é formada pelo presidente, vice e secretário geral, em uma escolha entre os prefeitos que participam do consórcio.

Será estipulado um repasse mensal a ser feito por todos os municípios consorciados.

“A finalidade é desenvolver e fortalecer o crescimento regional. Desde 1998, no estado, temos consórcios. Atualmente são cinco. É interessante para o crescimento de todos os municípios”, disse Colombo.

Depois da reunião, o projeto foi levado por cada representante do município, para ser apresentados aos prefeitos e vereadores, para análise e participação na próxima reunião da assinatura do protocolo de intenção.