MS terá três novas unidades para diagnóstico de câncer

Mato Grosso do Sul terá mais uma unidade do Instituto de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos e pode ganhar uma terceira, além da que está sendo construída em Campo Grande. Uma delas, em Nova Andradina, já está em obras e a outra ainda é um projeto. Na Capital, a central de prevenção ao câncer, que terá capacidade para atender 500 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por dia, começa a funcionar no segundo semestre deste ano.

Os institutos de prevenção farão somente diagnósticos. Para o tratamento, seja cirúrgico ou com quimioterapia e radioterapia, os pacientes serão encaminhados para os hospitais de referência, no caso de Campo Grande, para o Hospital do Câncer Alfredo Abrão ou Hospital Regional (HR).

O médico do Departamento de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, Raphael Luiz Haikel Junior, que esteve nesta semana em Campo Grande, visitando a estrutura em construção no Bairro Aero Rancho, próximo ao Parque Ayrton Senna, onde vai funcionar o instituto de prevenção, afirma que a unidade de Nova Andradina fica pronta em um ano. O terreno já foi escolhido e está sendo preparado para o início da obra. O prédio será construído com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento da União do senador Delcídio do Amaral (PT).

nformações de Anahi Zurutuza/Correio