MS oferece 975 vagas em instituições públicas de ensino superior pelo Sisu

Mato Grosso do Sul oferece 975 vagas em duas instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o 2º semestre de 2014 começaram nesta segunda-feira (2) e devem ser feitas no site oficial do Sisu até as 22h59 (de MS) de quarta-feira (4).

Para concorrer, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e ter obtido nota acima de zero na redação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foram abertas 755 vagas nos campi de seis cidades. Segundo a UFMS, 37,5% é a porcentagem de vagas para ingresso por meio de políticas afirmativas.

Campo Grande tem oferta para os cursos de direito, engenharia civil, pedagogia e psicologia. Três Lagoas oferece vagas para medicina, direito e engenharia de produção. História, letras – português e sistemas de informação são os cursos com vagas abertas em Coxim. Em Corumbá, educação física é o único com oferta no segundo semestre. Paranaíba tem oferta para administração e psicologia, e Aquidauana, para geografia e também para administração.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da UFMS publicou as regras que regem as matrículas da instituição no site copeve.ufms.br/sisu2014i .

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 220 vagas para quatro opções de cursos em seis cidades do estado. As vagas são para análise e desenvolvimento de sistemas, produção de grãos, sistemas para internet e agronegócio e estão distribuídas em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Segundo o IFMS, os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública têm direito à metade das vagas oferecidas. Desse total, também haverá reserva de cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Todas as regras e informações do IFMS estão disponíveis no site da Central de Seleção.

Cronograma

A lista de selecionados na primeira chamada será divulgada no dia 6 de junho. As matriculas deverão ser feitas nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho. Já a segunda chamada, prevista para o dia 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

O prazo para participar da lista de espera é de 24 de junho a 7 de julho. A partir de 14 de julho, será feita a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.