Miss Brasil quer ajudar crianças com Síndrome de Down

Jakelyne Oliveira se prepara para o concurso Miss Universo, em novembro, na Rússia

Pedro Alves/MidiaNews

Clique para ampliar 

Oliveira ao lado do namorado Tony Marques (à esquerda) e do coordenador do Miss Mato Grosso, Warner Willon

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO

A mato-grossense Jakelyne Oliveira, vencedora do concurso Miss Brasil 2013, afirmou que pretende ajudar organizações não-governamentais (Ongs) que tratam de crianças com Síndrome de Down. 

A revelação foi feita nesta segunda-feira (7), no estúdio ZF Comunicação, durante a coletiva de imprensa, que ela deu para falar sobre a sua vitória no concurso, realizado no mês passado. 

A mulher eleita a mais bela do país disse que a decisão por realizar trabalho de cunho social está relacionada ao fato de sua irmã Giovana, de cinco anos, ser portadora da Síndrome de Down. 

“Eu tenho uma irmã com Síndrome de Down, e ela precisa de tratamento. A minha família não tinha condições para dar esse apoio a ela. Então, a primeira coisa que eu fiz, na hora em que eu assinei o contrato e vi as oportunidades, foi ligar para minha mãe e falei: ‘Mãe, vai amanhã numa fonoaudióloga e já marca para a Giovaninha fazer tratamento”, disse Jakelyne. 

“Eu tenho uma irmã com Síndrome de Down, e ela precisa de tratamento. A minha família não tinha condições de esse apoio a ela”

A miss explicou que a irmã tem dificuldades na fala e que deveria ter feito tratamento desde bebê. 

“Ela tem cinco ano anos, tem dificuldade na fala, ela deveria estar fazendo o tratamento com a fonoaudióloga desde os dois anos. Infelizmente, a gente não conseguiu por questão financeira.

Jakelyne Oliveira destacou a importância de as pessoas respeitarem as diferenças e superar os preconceitos. Ela disse, que apesar das limitações, as crianças com Síndrome de Down têm grandes capacidades.

Pedro Alves/MidiaNews

Miss Brasil é considerada sósia da Bruna Marquezine

“Então, é uma causa que eu quero abraçar por que eu já vivi de perto a dificuldade que uma criança com síndrome passa. Não é só o preconceito, mas a dificuldade de ingressar numa escola pública, sem ter o preconceito das pessoas, dos amiguinhos. Tem essa diferença. É uma causa que eu quero abraçar o quanto antes e mostrar para a sociedade que, independentemente de nossas limitações, todos são capazes, todos merecem amor, todos merecem carinho”, afirmou a Miss Brasil. 

Jakelyne disse que ainda não há uma Ong específica, mas que a sua assessoria já estuda algumas possibilidades. 

“Provavelmente, o meu foco de atuação será em São Paulo, por que, a partir de agora, eu irei morar lá, para me preparar para o Miss Universo, que acontece em 9 de novembro. Mas, é claro que também vou procurar ajudar uma Ong em Mato Grosso”, destacou. 

Ele informou que já foi convidada por um Ong para participar de uma ação social, onde haverá um leilão para ajudar uma criança com Síndrome de Down, que sofreu um Acidente Cardiovascular Cerebral (AVC). 

No caso, a miss dará sua contribuição, ao leiloar uma de suas coroas de concurso de Miss. Ele já venceu outros cinco concursos de beleza. “Não foi uma decisão fácil, mas será por uma boa causa”, disse. 

“Você será a mulher mais bonita do mundo”

Um dos maiores incentivadores da carreira de Jakelyne Oliveira foi o pai dela, José Américo. 

“Quando eu falo do meu pai, da minha família, é um momento em que eu me emociono bastante. Meu pai, antes mesmo de qualquer título, qualquer conquista, ele sempre acreditou que seria possível, que eu seria capaz”, ressaltou. 

Emocionada, a Miss Brasil relatou o que o seu pai lhe disse a poucas horas de morrer. 

“Ele teve um AVC, ficou um mês de cama, foi bem trágico. E, horas antes de falecer, ele falou: ‘Olha, filha, papai não vai estar aqui pra te aplaudir de pé, mas você pode ter certeza de que, onde quer que eu esteja, eu vou estar muito feliz, porque você ainda vai ser reconhecida pela sua beleza’. E, uma hora e meia depois, ele faleceu e, quatro meses após o falecimento, surgiu a oportunidade de disputar o concurso Miss de Rondonópolis. E foi um momento muito difícil da minha vida, porque que eu estava passando por uma fase que eu não imaginei que teria força para superar, mas encontrei pessoas maravilhosa para me incentivar e dar apoio”, relatou ao apontar para o namorado Tony Marques, 28, e o coordenador do Miss Mato Grosso, o colunista social Warner Willon. 

Próximas atividades 

Jakelyne Oliveira se prepara, agora, para disputar o Miss Universo, que será realizado em Moscou, capital da Rússia, em 9 de novembro. 

De acordo com a assessoria de imprensa do concurso Miss Mato Grosso, Tânia Mello, a miss Brasil 2013 já está entre as 5 tops do Miss Universo, sendo uma das favoritas para vencer a competição. 

Sósia de Bruna Marquezine

Sobre o fato de ser apontada como sósia da atriz Bruna Marquezine, a miss Brasil disse que, em todos os lugares por onde passa, tem que falar sobre o assunto.

“Eu achava que não teria mais que falar sobre isso”, disse. Mas, disse que encara a situação “numa boa” e que, inclusive, é admiradora da atriz global, que namora o jogador Neymar, do Barcelona.  

Pedro Alves/MidiaNews

Miss Brasil segue para Moscou para participar do Miss Universo

“Eu gosto dessa comparação. Não acho ruim, até por que ela é uma ótima pessoa e um exemplo de integridade. Essa comparação, inclusive, não é de hoje. Em Rondonópolis, o pessoal sempre falou que eu parecia com a Bruna Marquezine”, afirmou. 

Concurso Miss Brasil 

JaKelyne Oliveira, de 20 anos, foi eleita Miss Brasil no último dia 28. Ela é a 59ª mulher mais bela do país. 

A noite de gala ocorreu em Belo Horizonte. Em segundo lugar ficou a miss Minas Gerais, Janaína Ribeiro. 

Antes do Miss Brasil, Oliveira já havia vencido outros cinco concurso de beleza: Miss Rondonópolis, Miss Mato Grosso, Miss Globo Nacional e Internacional.

GALERIA DE FOTOS