Ministério libera R$5,4 mi para postos de saúde

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), vai receber do Governo Federal, mais de R$ 5,4 milhões para reforma e ampliação de 25 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) da Capital.

Com os recursos alocados, já é possível iniciar o processo licitatório. A previsão é de que as obras comecem ainda neste ano.

Para o prefeito Alcides Bernal esse é um grande avanço na saúde de Campo Grande. “Em menos de sete meses fizemos os projetos, aprovamos junto ao Ministério da Saúde e disponibilizamos os recursos. Com as reformas e ampliações, as unidades de saúde passarão a oferecer uma estrutura digna para pacientes e profissionais de saúde. As pessoas que utilizam as unidades vão ganhar em conforto e bom atendimento”, salientou o prefeito.
Unidades em Condições precárias

No início da gestão, o Prefeito Alcides Bernal (PP) determinou que técnicos da Sesau realizassem um diagnóstico da situação de toda estrutura da Rede de Saúde Pública. Durante a vistoria, os servidores apontaram precariedades.

De acordo com os técnicos, além da falta de equipamentos médicos e medicamentos, foram encontrados problemas de infraestrura predial e elétrica , telhado desabando e goteiras, entre outros.

Nesta semana, o Ministério da Saúde, por meio das portarias nº 1.381 e nº 1.382, de 09 de julho de 2013, habilitou municípios a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de UBS (Unidades Básicas de Saúde) componente Reforma de Unidades Básicas de Saúde, entre eles Campo Grande.

Os recursos financeiros para o custeio das atividades de que trata a portaria são oriundos do orçamento do Ministério da Saúde

Por meio da Portaria assinada pelo Ministro Alexandre Padilha os recursos para serem aplicados nas melhorias das Unidades Básicas de Saúde são necessários para a reforma que deverá ser efetuada na estrutura como também na construção de novas unidades de saúde do governo federal que está atento as necessidades dos usuários do setor de saúde no Brasil. Em Campo Grande não é diferente visto que a atual gestão recebeu o sistema de saúde completamente comprometido.

Serão cinco unidades a serem ampliadas: UBS Mata do Jacinto, UBS Cidade Morena, UBS Bonança, UBS Silva Regina e UBSF José Abrão.

Já as 20 unidades a serem reformadas são: UBSF Serradinho, UBSF Marabá, UBS Pioneira, UBSF Parque do Sol, UBSF Alves Pereira, UBSF Los Angeles, UBSF Mário Covas, UBS Universitário, UBSF Portal Caiobá, UBSF Aero Itália, UBSF Maria Aparecida Pedrossian, UBS Vila Nasser, UBS Guanandi, UBS Coronel Antonino UBS Nova Bahia, UBS Cophavilla II, UBSF Iracy Coelho, UBSF Jardim Itamaracá, UBS Santa Carmélia e UBS Aero Rancho.
 

 


Fonte: Lucas Junot – (www.capitalnews.com.br)