Metade dos celulares de Ponta Porã é "pirata", diz associação em MS

Cinco em cada dez telefones celulares são piratas em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande, conforme dados da Associação Comercial e Empresarial do município (Acepp). Reportagem do Bom Dia MS desta segunda-feira (17) mostrou que, a partir de 2014, as operadoras de telefonia no Brasil vão bloquear os celulares não homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O sucesso de vendas nas lojas populares no Paraguai está na mira da agência. Os celulares conhecidos como “piratas” ou de ‘segunda linha’ chegam a custar metade do preço de um mesmo aparelho no país.

Por conta dessa disparidade comercial e de qualidade dos aparelhos, uma resolução da Anatel deve incentivar a compra de celulares produzidos no Brasil. O jeito encontrado pela agência para inibir o uso dos aparelhos piratas é bem simples: as chamadas dos aparelhos não homologados pela agência serão interrompidas.

Segundo a Anatel, o bloqueio será feito pelo Imei do aparelho, que é um número único de cada celular. Assim que o celular se conectar à rede de qualquer operadora, o sistema vai verificar a procedência do Imei. Se esse não constar no banco de dados brasileiro, a ligação será interrompida.