Mentoria ajuda profissionais para recolocação no mercado de trabalho

Taxa de desemprego caiu no mês de fevereiro, segundo o Pnad

Os benefícios do acompanhamento por um mentor estão no enfoque individual e na solução de problemas específicos de cada jornada profissional.

“Elaboramos com a orientação do mentor nossa matriz SWOT,  nossos pontos fortes, nossas fraquezas, nossas ameaças e nossas oportunidades, para em seguida desenvolver um planejamento de melhoria da nossa performance pessoal, com foco em nosso objetivo principal. Além de dar orientações a fim de definir a melhor maneira de lidar com possíveis problemas, apresentar quais as soluções de acordo às necessidades individuais,” pontua  coordenadora do curso de Administração da faculdade Anhanguera, professora Doris Day Nantes Miranda Gomes.

Algumas entidades são especializadas em oferecer o serviço de mentoria para empresas de diferentes portes, porém é possível encontrar tutores independentes e com experiências em diferentes áreas específicas de negócios.

A taxa de desemprego, no mês de fevereiro caiu para 11,1% no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mercado de trabalho mostra progressão nos índices de contratação, porém, mais de 12 milhões de pessoas ainda buscam por vagas de emprego, conforme a assessoria. Especialistas acreditam que o apoio de uma mentoria pode ser o caminho para conquistar espaço em empresas mais rapidamente ou alavancar a carreira.

A especialista destaca três vantagens em recorrer ao serviço:
Produtividade: O profissional de mentoria estuda e apresenta orientações para que seus clientes consigam trabalhar de forma estratégica e alcancem resultados com pouco desgaste emocional.

Qualidade de vida: Uma das principais atribuições de um tutor é estabelecer propósitos profissionais objetivos para que o indivíduo consiga desenvolver seu senso de crescimento e de responsabilidade e, assim, aumentar sua satisfação com sua situação presente e qualidade de vida.

Desenvolvimento Pessoal: Um dos intuitos da mentoria é desenvolver as habilidades profissionais associadas à inteligência emocional. Por meio de um processo personalizado e ferramentas de desenvolvimento, faz-se com que a pessoa entre em um processo de redescoberta de si mesmo, melhorando o controle das suas emoções. Essa organização permite que haja equilíbrio entre o que é feito dentro e fora do ambiente laboral.

fonte: capital news