Mark Webber anuncia saída da F1 depois de 12 anos na categoria

O australiano Mark Webber, piloto da escuderia Red Bull, anunciou que vai deixar a categoria da Fórmula 1 ao final da temporada. O veterano anunciou que vai integrar a equipe da Porsche nas corridas do Campeonato Mundial de Endurance, o que inclui a disputa das 24 horas de Le Mans.

 

Segundo a BBC Sport, Webber  “tinha opções para ficar na F1, pela Red Bull ou por outra equipe de ponta, mas sente que é hora de uma mudança na carreira”. Nomes como Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo, Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa são cotados para substituílo.

 

“É uma honra para mim integrar a Porsche em seu retorno a competições como Le Mans e ao Campeonato Mundial de Endurance. A Porsche fez história nas corridas como fabricante, e tem desempenho e performance incríveis no mais alto níveis. Estou ansioso por este novo desafio após minha passage pela Fórmula 1. Mal posso esperar para pilotar um dos carros de corrida mais rápidos do mundo”, disse, em seu site oficial.

 

Até o anúncio de sua saída, Webber contabiliza 203 provas, 36 pódios, nove vitórias, 11 pole positions e 15 voltas mais rápidas. Na F1 desde 2002, ele competiu por Minardi, Jaguar e Williams antes de chegar à Red Bull em 2007. Além disso, foi piloto de testes na Arrows (2000) e na Benetton (2001).

 

Terceiro colocado do Mundial de 2010, ele chegou a liderar a competição a poucas provas do fim, mas acabou superado pelo companheiro Sebastian Vettel. Atualmente, os dois vivem uma fase de pouca simpatia, por conta da negativa de Vettel diante de uma ordem de equipe no GP da Malásia, quando se negou a poupar pneus, superou Webber e venceu a prova.

 

Terra