Marcio Monteiro defende proprietários rurais como vítimas de demarcações

Marycleide Vasques

“Índios têm direitos às suas áreas, mas é necessário que a área seja adquirida pela União”

A visita de uma semana do rei da Noruega, Harald 5º, às aldeias da reserva Raposa Serra do Sol, Roraima, provocou reação no deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB). O motivo não foi à visita em si, mas o desrespeito do monarca pelas autoridades brasileiras que devido aos conflitos indígenas ocorridos recentemente na região, pediram a alteza norueguesa que marcasse outra data para vir. Outro ponto é a forma como as demarcações de terra vêm acontecendo.

 

“É como se ele dissesse: não importa o que vocês pensam quero fazer o que quero e faço. Foi um descaso. A Funai deu a autorização, mas entendo que não é competência do órgão este feito. O monarca veio, ficou uma semana e sem a imprensa para mostrar os reais objetivos. Os indígenas precisam de suporte para não serem alvos de segundas intenções”, afirmou o deputado.

 

De acordo com o parlamentar, o rei realizou as visitas com o objetivo de verificar os projetos que ele apoia e trazer um novo investimento: criar um sistema de comunicação entre as aldeias. “Não sabemos quais são estes outros projetos e estamos fazendo um levantamento para descobrir”, reforçou.  Outra preocupação de Marcio Monteiro,  é que como produtor rural, ele acredita que a categoria vem sendo vitimizada pela forma que acontecem as demarcações.

 

“Foram todas áreas adquiridas. Entendemos que os índios merecem atenção e áreas que os acolham para sua própria subsistência. Assim como os índios, nós, não-índios,  precisamos da subsistência. Nós, produtores rurais precisamos de tranqüilidade para produzir e manter a produção”,  destacou Marcio.

 

Para o deputado, falta atitude da União. “O Governo Federal precisa ousar e adquirir as áreas para assentar e legitimizar a demarcação”, finalizou.