Maníaco da Cruz passa por exame psiquiátrico em Campo Grande

O jovem que ficou conhecido como Maníaco da Cruz, de 21 anos, passou por exame psiquiátrico no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima de Campo Grande, nesta quinta-feira (2). A informação foi confirmada pelo titular da 7ª Delegacia de Polícia Civil, Natanael Balduíno.

Segundo o delegado, o rapaz saiu escoltado por duas viaturas da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) às 13h e retornou às 16h30 (horário de MS).

“Ele fez o exame no núcleo médico do presídio. Quando ele chegou ao local, tinha uma junta médica composta por psiquiatras o esperando”, afirmou Balduíno. Ainda de acordo com o delegado, toda a operação ocorreu sob a coordenação da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

Histórico
O Maníaco da Cruz já havia cumprido três anos de medida socioeducativa pela morte de três pessoas, em 2008, em Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande.

Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o período máximo de detenção ao qual um adolescente está sujeito é de três anos. Quando o jovem completou 19 anos, a Justiça determinou que ele continuasse na Unidade Educacional de Internação (Unei) até passar por uma perícia psiquiátrica. O laudo constatou que o suspeito apresenta distúrbios de conduta e que é incapaz de conviver em sociedade, pois poderia voltar a matar.

Desembargadores do Tribunal de Justiça deMato Grosso do Sul determinaram, no dia 1º de março de 2012, que ele fosse encaminhado a uma instituição psiquiátrica, o que ainda não foi viabilizado. Foi estabelecido que, caso o governo não tenha uma instituição adequada para abrigá-lo no estado, deve pagar pela sua internação em uma clínica particular.

No dia 3 de março, ele fugiu da Unei, em Ponta Porã. O rapaz foi recapturado em Horqueta, no departamento de Concepción, no Paraguai e levado para Ponta Porã na segunda-feira (29).

Maníaco da Cruz é transferido para CG (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Maníaco da Cruz fez exame em unidade penal
(Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)

Desobediência
O desembargador Júlio Roberto Siqueira, do Tribunal de Justiça em Mato Grosso do Sul (TJ-MS), disse que a indecisão sobre o destino do Maníaco da Cruz pode acarretar em prisão das autoridades do estado, por crime de desobediência. Siqueira foi o relator do processo que determinou em março de 2012 pela internação psiquiátrica do rapaz.

Conforme o laudo, consta que o rapaz apresenta distúrbios de conduta, com traços esquizotípicos, mas que isso não significa que ele seja portador de esquizofrenia. No exame, consta que o Maníaco da Cruz poderia voltar a matar e, por isso, a recomendação era internação.