Mandela segue em estado 'crítico, mas estável', diz governo sul-africano

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, permanece em situação “crítica, mas estável”, após quase um mês hospitalizado em Pretória, disse o governo nesta quinta-feira (4).

O atual presidente, Jacob Zuma, visitou nesta quinta o herói anti-apartheid, que está no hospital há quase um mês, tratando-se de uma infecção pulmonar.

Também nesta quinta, a mulher de Mandela, Graça Machel, disse que ele não está sofrendo.

“Há 25 dias estamos no hospital. Embora Madiba nem sempre esteja bem, não sofreu em nenhum momento”, disse sua esposa à imprensa em uma coletiva de imprensa da Fundação Mandela, em Johannesburgo.

“Enquanto está no hospital nos permitiu estar juntos novamente”, acrescentou.

Há uma semana, o estado de saúde do herói da luta contra o apartheid e prêmio Nobel da Paz em 1993 é “crítico, mas estável”, de acordo com a presidência.

Graça Machel, que passou a maior parte do tempo junto ao marido no hospital, falou durante a apresentação do chamado ‘Dia Nelson Mandela do Esporte e da Cultura’, que será celebrado no dia 17 de agosto e durante o qual serão disputadas partidas da seleção sul-africana de futebol (contra a Argentina) e de rugby (contra Burkina Faso) em Soweto.

4/7 - Integrantes do liga feminina do Congresso Nacional Africano cantam em apoio a Nelson Mandela em frente ao hospital em que ele está internado em Pretória (Foto: Thomas Mukoya/Reuters)Integrantes da liga feminina do Congresso Nacional Africano cantam em apoio a Nelson Mandela em frente ao hospital em que ele está internado em Pretória (Foto: Thomas Mukoya/Reuters)
4/7 - Graça Machel, mulher de Nelson Mandela, sorri antes de coletiva de Imprensa em Johannesburg (Foto: Siegfried Modola/Reuters)Graça Machel, mulher de Nelson Mandela, sorri antes de coletiva de Imprensa em Johannesburg (Foto: Siegfried Modola/Reuters)