Mais de seis toneladas de drogas são destruídas em Guia Lopes da Laguna

Com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Francisco Jacini e de diversas autoridades civis e militares, a Delegacia Regional da Polícia Civil de Jardim realizou na manhã desta quinta-feira (29), nas dependências do Frigorífico Brasil Global, em Guia Lopes da Laguna, a primeira incineração de drogas da região do ano de 2014, resultado de apreensões realizadas de março a maio deste ano, nas cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bonito, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho.

Ao todo, foram queimadas quase sete toneladas de drogas apreendidas nestes últimos três meses pela Delegacia Regional de Polícia Civil, 1ª Delegacia de Polícia Civil e Delegacia de Atendimento à Mulher de Jardim, bem como pelas delegacias que compõem a Regional. 

Também prestigiaram o evento, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, o diretor do DPI (Departamento de Polícia do Interior), delegado Ivan Barreira, o titular da Delegacia Regional da Polícia Civil em Jardim, delegado Bruno Henrique Urban e delegados da cidade e dos municípios vizinhos, bem como o juiz da 2ª Vara de Jardim, Luiz Alberto de Moura Filho, o promotor de Justiça, Gevair Ferreira Lima Júnior, o comandante geral da Policia Militar do Estado, Coronel Walter Godoy Rojas, o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jácomo Dagostin, os presidentes dos legislativos jardinense, Claudia Vanessa Barbosa, e lagunense, Ademir de Souza Almeida, o diretor-presidente do Frigorifico Brasil Global, Jandir Manica, entre outras autoridades.

Ao fazer uso da palavra, o delegado Bruno Henrique Urban manifestou a sua alegria em receber inúmeras autoridades para um evento que, além de efeito pedagógico, simboliza a luta contra o tráfico de drogas e os crimes em geral, cuja maioria dele decorre. “A nossa regional, juntamente com suas delegacias subordinadas, sente-se honrada em recebê-los nesta ocasião, oportunidade em que, cumprindo as formalidades da lei, faremos a incineração de mais de seis toneladas deste produto que têm destruído muitos lares, apreendidas pelas forças de segurança do Sudoeste de Mato Grosso do Sul”. Destacou a autoridade policial, agradecendo o empenho do poder judiciário, ministério público e defensoria pública pela parceria, e de policiais civis sempre prontos para proteger a sociedade.

A vereadora Claudia Barbosa, representando o legislativo do sudoeste parabenizou o trabalho árduo das policiais civis, militares e rodoviário federal pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no combate ao tráfico e ao crime organizado na região. A parlamentar enfatizou também que, o trabalho de cada um é notório e eficaz, trazendo alivio para muitas famílias que acreditam na segurança de homens e mulheres que arriscam suas vidas para o bem estar da sociedade.

O diretor do Departamento de Policia do Interior (DPI), Ivan Barreira, bem como o delegado geral da Policia Civil, Jorge Razanauskas Neto e o comandante geral da Policia Militar, coronel Walter Godoy Rojas, também usaram a tribuna para cumprimentar o trabalho dos policiais do sudoeste e ressaltou que, o empenho das forças de segurança e do poder publico no combate ao trafico de drogas tem sido fundamental para que as operações tenham mais sucessos. 

Antes de iniciar o processo de queima das drogas, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini lembrou que a parceria entre as policias civis, militares e rodoviária federal tem sido de grande valia, principalmente pelo resultado que é obtido em pouco tempo, apreendendo toneladas de drogas e fazendo com que tudo vire fumaça. Jacini parabenizou também o trabalho dos delegados de policia da região e destacou o trabalho do poder judiciário na prisão de contrabandistas, responsáveis por destruir muitas famílias.

Após os pronunciamentos, dezenas de autoridades participaram da incineração das drogas, atirando os produtos no forno do Frigorifico Brasil Global.

 
 
 
Fonte: Paulo Abílio