Lobão admite que gasolina deve ter reajuste de 6%

O ministro da Minas e Energia, Edison Lobão, sinalizou ontem que o aumento no preço da gasolina deve ficar em torno de 6%. Se o percentual de majoração for confirmado, os campo-grandenses devem pagar, em média, R$ 3,08 por litro do combustível ainda neste ano. O valor considera a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do dia 5 de outubro, que apurou preço médio de R$ 2,91 na Capital. A matéria está na edição de hoje (10) do jornal Correio do Estado.

A informação foi divulgada ontem por agências de notícias após declaração do ministro informando que a Petrobras “pediu 13%” de reajuste total para a gasolina em 2013.

Questionado por repórteres sobre a possibilidade de o próximo aumento completar o percentual, Lobão disse “é, faltariam 6 (por cento)”.

O ministro reafirmou que não há data prevista para uma elevação nos preços dos combustíveis, mas existe especulação de que a majoração aconteça após 21 de outubro. O governo estaria preocupado com o impacto do aumento na inflação. O diesel foi reajustado duas vezes este ano – 5,4% em janeiro e 5% em março, enquanto a gasolina teve uma alta de 6,6% em janeiro.

A empresa tem pedido ao governo um maior alinhamento dos preços internos de combustíveis na comparação com os internacionais, para evitar déficits elevados, já que as importações de derivados cresceram nos últimos anos acompanhando a demanda por combustíveis. A reportagem é de Paula Vitorino com agências de notícias.