Liverpool, Lewandowski, Messi… ótimas fases são reafirmadas no fim de semana pelo mundo

Resumão do futebol internacional tem líderes mantidos nas principais ligas, “queda de muro de Berlim”, título na MLS e infeliz caso de racismo no Campeonato Ucraniano

Liverpool soberano na Inglaterra, Lewandowski fazendo gols importantes para o Bayern e Messi chamando a responsabilidade no Barcelona. A frase, que pode resumir quase todas as rodadas de futebol internacional nesta temporada, dá o tom do último fim de semana pelo mundo. Sem grandes surpresas ou novidades, os protagonistas de sempre apareceram e os líderes das principais ligas europeias também se mantiveram.

Além disso, teve encenação da queda do muro de Berlim – evento que completou 30 anos -, campeão definido na MLS e brasileiro voltando a fazer gol após quase um ano. A nota lamentável ficou por conta de mais um caso de racismo, desta vez com brasileiros do Shakhtar Donetsk.

Fique por dentro de tudo o que rolou:

O duelo mais esperado
O Manchester City não foi capaz de brecar a campanha espetacular do Liverpool na Premier League. Intenso desde o começo e jogando em casa, a equipe comandada por Jürgen Klopp abriu 2 a 0 antes dos 13 minutos de jogo, com Fabinho – em um belíssimo chute de fora da área – e Salah. No início da segunda etapa, Mané ainda ampliou a vantagem, e os visitantes só conseguiram diminuir com Bernardo Silva.

Os Reds chegaram a 34 pontos conquistados em 36 possíveis e um aproveitamento de 94,4%, igualando a melhor campanha da história do campeonato até a 12ª rodada.

+ Veja a tabela do Campeonato Inglês

O City ainda caiu para a quarta posição, sendo ultrapassado por Leicester, que contou novamente com Vardy, artilheiro do Inglês, e Chelsea, que viu a jovem dupla formada por Pulisic e Abraham funcionar novamente.

O ET não para!
Se o técnico Ernesto Valverde é questionado pelas atuações abaixo da média do Barcelona, o time tem o melhor do mundo para resolver dentro de campo. Na goleada por 4 a 1 sobre o Celta de Vigo, Messi fez valer o último prêmio conquistado: hat-trick, com direito a dois golaços parecidos de falta – chegando a 52 na carreira – e atuação fundamental para manter a liderança, que estava ameaçada pelo Real Madrid. Busquets fez o outro gol da equipe catalã.O Real também contou com o mesmo nome de sempre para fazer seu papel e seguir na cola do Barça. Benzema marcou duas vezes, chegou a nove no Espanhol – é o artilheiro isolado, com um gol a mais que Messi – e ainda viu Sergio Ramos e Valverde deixarem suas marcas no 4 a 0 sobre o Eibar. Vinicius Junior atuou por cerca de 20 minutos e foi discreto. Rodrygo não foi utilizado por Zidane.

Sempre tem gol do Lewandowski
O Bayern de Munique não ocupar a liderança do Alemão é algo atípico, mas quem comanda o ataque da equipe segue sendo a mesma pessoa. Lewandowski ampliou seus impressionantes números, marcou duas vezes na goleada por 4 a 0 sobre o Borussia Dortmund e fez o time subir na classificação. Ele se tornou o primeiro jogador a marcar em 11 rodadas seguidas na história da Bundesliga, foi para 16 no topo da artilharia e chegou a 26 em 22 jogos na temporada. Que momento!
O Borussia Mönchengladbach bateu o Wolfsburg por 3 a 1 e segue na liderança, com quatro pontos de vantagem. O RB Leipzig ocupa a segunda posição, com o mesmo número de pontos do Bayern.

Eles vão dando conta
Se Neymar, Mbappé e Cavani conviveram com lesões e não estão sendo protagonistas na atual temporada, o PSG vem contando com uma dupla argentina para vencer seus jogos. Em grande fase, Icardi e Di María – responsáveis por 17 gols da equipe no segundo semestre de 2019 – marcaram na vitória por 2 a 1 sobre o Brest e mantiveram os oito pontos de vantagem na liderança do Campeonato Francês.
E o CR7?
Este talvez seja o ponto fora da curva do fim de semana pelo mundo. O português, que já havia sido substituído no meio de semana pela Champions, deixou o clássico da Juventus contra o Milan aos 9 minutos do segundo tempo após nova atuação apagada. A cena rara, ao menos, foi boa para a Velha Senhora: o substituto Dybala foi responsável pelo bonito gol do 1 a 0 que manteve o time na liderança do Italiano.
Quem segue na cola da Juve é a Internazionale, que tem somente um ponto a menos (32 a 31, em 12 rodadas). A equipe comandada por Antonio Conte venceu o Hellas Verona por 2 a 1, de virada, com gols de Vecino e Barella.
Tem campeão na MLS!
A liga norte-americana de futebol definiu o dono do título da temporada 2019 no domingo. Jogando em casa, o Seattle Sounders foi superior ao Toronto FC e venceu por 3 a 1 – gols de Leerdam, Victor Rodríguez e Ruidiaz. Foi o segundo título do time de Seattle, que teve o uruguaio Lodeiro como responsável por erguer a taça.
Destaques brasileiros
Além de Fabinho, que abriu o caminho do Liverpool sobre o City, outros brasileiros foram importantes na rodada do Campeonato Inglês. Andreas Pereira marcou o primeiro gol do Manchester United na vitória por 3 a 1 sobre o Brighton, enquanto Richarlison definiu a vitória do Everton por 2 a 1 sobre o Souhtampton.
Outros também apareceram com gols pelo mundo, incluindo um jogador que não marcava havia quase um ano. Paulinho, ex-Vasco, marcou o segundo do Bayer Leverkusen na vitória por 2 a 0 sobre o Wolfsburg – o último gol tinha sido no dia 13 de dezembro do ano passado, na fase de grupos da Liga Europa.
No Campeonato Português, os primeiros colocados Benfica e Porto contaram com brasileiros para vencerem seus jogos. O líder Benfica bateu o Santa Clara por 2 a 1 com gol de Carlos Vinicius, enquanto Alex Telles fez o gol do triunfo por 1 a 0 do Porto sobre o Boavista.
Por fim, tem artilheiro brasileiro no Campeonato Japonês. Marcos Junior, ex-Fluminense, deixou sua marca em vitória do Yokohama Marinos e isolou-se na artilharia da competição, com 15 gols. Erik, ex-Botafogo e Palmeiras, também deixou sua marca no 4 a 2 sobre o Consadole Sapporo.

Queda de muro em campo
Uma réplica do Muro de Berlim foi exibida no sábado ao longo da intermediária do estádio olímpico da capital alemã para comemorar o 30º aniversário de sua queda, antes da partida entre Hertha e Leipzig, pela 11ª rodada da Bundesliga. O duelo terminou com a vitória do Leipzig por 4 a 2.

Uma inscrição dizia “Juntos contra os muros, juntos por Berlim” decorava a réplica. De cada lado, as duas equipes faziam o aquecimento. O “Muro” do estádio olímpico, construído com materiais leves, foi desmontado antes do início da partida.

A parte lamentável
Um momento que ninguém gostaria de destacar fecha o resumão deste fim de semana. Durante o segundo tempo do jogo entre Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev, pelo Campeonato Ucraniano, Taison e Dentinho foram vítimas de ofensas racistas por parte de torcedores adversários. Os brasileiros se revoltaram em campo e os jogadores chegaram a cogitar encerrar a partida.

Taison respondeu mostrando dedo do meio, chutou a bola para a arquibancada e acabou expulso da partida. Ele saiu de campo chorando, e o jogo foi reiniciado pouco depois. O Shakhtar venceu por 1 a 0 e aumentou a pontuação na liderança da competição.

globoesporte