Lagos recebem pescado para a 13ª Festa do Peixe

Na manhã desta sexta-feira (7), comitiva da Prefeitura de Dourados acompanhou parte da soltura de peixes no Parque Primo Fioravanti Vicente, o Rego Dágua, para a 13ª Festa do Peixe que acontece entre 12 a 16 de abril. O processo de soltura iniciou na quinta-feira.

“A Festa do Peixe é a oportunidade que Dourados tem para comprar um peixe de qualidade, se divertir e refletir sobre o cuidado com a nossa cidade. Gostaria de convidar a população para prestigiar este momento”, disse a prefeita Délia.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rose Ane Vieira, foi feito um levantamento para distribuição proporcional nos lagos dois parques que sediarão a festa e regras para a mudança de local dos peixes respeitadas. “Um período de despesca é respeitado, quando o peixe é retirado do lago e recebe um tempo de adaptação no lago onde foi solto. Os animais também passam por um tempo de jejum, para que a pesca seja possível”, disse a secretária.

A soltura aconteceu nesta semana, porque um período de pelo menos 6 dias deve ser respeitado para que os peixes se adaptem ao novo local em que foram introduzidos. A pesca nestes locais não é possível dentro deste período, sendo necessário respeitar o processo.

Em relação à festa, Rose Ane destacou a utilização de dois parques e o trabalho de todas as secretarias envolvidas na organização. “Esperamos mais de 40 mil pessoas nos parques. Por determinação da prefeita, a festa foi ampliada e temos trabalhado para oferecer este evento com serviços à altura de uma cidade com mais de 215 mil habitantes e polo regional”, disse.

O secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Rios, ressaltou a participação de 11 produtores de peixe de Dourados, que serão os fornecedores do produto nos dois parques durante todos os dias de festa. Eles disponibilizarão para venda pacu, pintado e catfish e, junto a Secretaria, têm trabalhado para que não venha faltar peixe e peixe de qualidade.

“Nosso diferencial é que é um peixe fresco, com acompanhamento de análises laboratoriais da água e da carne. As famílias terão oportunidade de comprar o peixe direto do produtor para a semana da Páscoa, com qualidade”, disse o secretário.

Soltura

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento, são seis mil quilos de peixe entre tilápia e pacu, distribuídos nos parques de Dourados que sediarão a festa, para os torneios de pesca. Todo o pescado também é produção douradense.

A MS Peixe doou uma tonelada de alevinos à Prefeitura de Dourados. Os animais foram soltos junto aos peixes maiores. Segundo o secretário Landmark, a meta é que os peixes cresçam ao longo do ano e a pesca seja possível em outros períodos. “Durante todo o ano será possível pescar os peixes que crescerem, como fomento ao lazer da população”, finalizou.