Judocas de MS reforçam Brasil na disputa de aberto na Escócia

As judocas Layana Colman (52 kg) e Camila Gebara (+78 kg) embarcam amanhã para o Rio de Janeiro, onde se apresentam à Confederação Brasileira de Judô (CBJ). As duas sul-mato-grossenses representarão a seleção do país no Aberto Europeu de Glasgow, na Escócia, no dia 15 de outubro.

Assim como ocorreu no Aberto da Estônia, em setembro, a delegação será formada em sua maior parte por atletas com menos de 23 anos. A idéia da CBJ é preparar jovens competidores para as Olimpíadas 2020, em Tóquio, no Japão.

Dentro do projeto do ciclo olímpico brasileiro, as duas promessas sul-mato-grossenses esperam bons resultados em Glasgow, para pontuarem no ranking mundial.

Após o bronze na Estônia, a douradense Gebara ocupa a 79ª colocação. “Se eu vencer vou subir de posição no ranking mundial, meu objetivo é esse”, diz a atleta da academia Sakurá.

Com 20 anos completados em setembro, esta será a primeira luta de Layana pela categoria sênior. “As meninas agora são mais experientes. Mas tenho que me adaptar, agora é esta a minha categoria”, ressalta.

Layana ainda aguarda a definição das chaves das lutas. Assim que desembarcar em solo europeu, na quinta-feira, ela buscará informações para definir a estratégia com base nas adversárias.
“Cada país tem sua característica. As japonesas são mais técnicas, já as atletas da Rússia são mais na força”, cita como exemplo, a meio-leve da academia Rocha.

EQUIPE

A delegação brasileira terá 27 atletas competindo no Aberto de Glasgow. Os técnicos serão Alexandre Katsuragi e Yuko Fujii, experientes profissionais do alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô. A equipe retorna da Europa, no dia 16 de outubro.

www.correiodoestado.com.br