Jogador Daniel Alves critica demissão de racistas e pede mais educação que punição

O lateral Daniel Alves criticou as demissões de torcedores que praticaram atos racistas recentemente no Campeonato Espanhol. Em entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, o jogador da seleção brasileira pediu mais educação aos acusados do que punições severas, que, segundo ele, acabam afetando outras pessoas.

“Eu concordo que haja uma punição, mas que ela não afete outros membros. Porque agora, o cara perde o emprego, aí a família do cara depende dele, então já está afetando outros. Eu acho que a gente deveria educar, em vez de punir tão severamente, porque quando você pune, você afeta outras pessoas que não têm nada a ver”, disse Daniel Alves.

O atleta do Barcelona se referiu ao funcionário do Villarreal que jogou uma banana no campo quando Daniel Alves cobrava um escanteio, em abril passado, e à torcedora que imitou um macaco na terceira divisão espanhola em gesto direcionado a um jogador negro, no último fim de semana. Ambos perderam seus empregos.

“Despediram o pessoal, eu pedi para dar o emprego de volta, porque estava envolvendo pessoas que não tinham nada a ver com a atitude dele. Porque lá sempre tem juízes rápidos, né, assim… para ações desse tipo. E me perguntaram se eu ia levar adiante isso. E eu disse “vocês estão loucos”…”, disse Daniel Alves.

Para o lateral, algumas atitudes nos estádios de futebol precisam ser interpretadas de acordo com o “calor do momento”. “Eu penso que no futebol, às vezes, a gente tem que perdoar algumas ações. Porque está à flor da pele, está ali na emoção”, afirmou.