Jardim garante passagem gratuita para idosos em ônibus intermunicipal

Prefeitura entrega carteiras para idosos utilizarem ônibus intermunicipal gratuito

A prefeitura de Jardim, através da Secretaria de Assistência Social entregou na tarde de quarta-feira (10/4) na sede da ASSINCRA, durante confraternização do Projeto Conviver, cerca de 50 carteiras de passe livre intermunicipal para idosos da terceira idade.

Na oportunidade o prefeito Marcelo Henrique de Mello (PDT) ao lado da secretaria de Assistência Social, Lisângela Blaya de Mello ressaltou que “Jardim esta na sua melhor idade, a idade de sermos felizes, por isso quero ratificar o meu compromisso pela construção da sede própria do conviver ainda este ano, além de estar empenhados em melhorar a qualidade de vida de vocês com acompanhamento médico e uma assistência social comprometida com a pessoa humana”. No baile da terceira idade animado pelo Grupo Musical RG, também esteve presente o vereador Cezar Nogueira (PDT).

Idosos de mais 60 anos que não têm como comprovar renda também podem garantir o benefício da gratuidade de passagem em ônibus intermunicipal, fazendo seu cadastro no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Jardim, localizado na Rua Rio Grande do Sul esquina Rua Corumbá.

Já estão cadastrados no Projeto Conviver cerca de 170 idosos e os interessados no “passe livre” devem comparecer das 8 às 12 horas, munidos de cédula de identidade. Após a entrevista social, o idoso é encaminhado ao Cadastro Único, que abrange outros programas assistenciais. “Com a entrevista conseguimos saber qual a realidade de cada idoso, quais suas necessidades e aspirações”, afirmou a primeira dama Lisângela Mello.

A partir daí, o idoso obtém uma carteirinha de passe livre que pode ser apresentada em qualquer agência rodoviária para garantir a viagem intermunicipal gratuita. As viagens devem ser agendadas previamente, pois cada ônibus pode transportar apenas dois idosos de graça.

Caso haja mais de dois idosos nos ônibus, as empresas podem cobrar 50% do valor da passagem aos que queiram viajar nos demais assentos, com isso o idoso terá de arcar com o custo de 50% da tarifa e deve comprar a passagem com no mínimo seis horas de antecedência no caso de viagens inferiores a 500 quilômetros e 12 horas para viagens mais longas. O agendamento deve ser feito diretamente na agência na Rodoviária de Jardim no horário das 8h às 18h.


A prefeitura disponibilizou uma enfermeira para aferir pressão e teste de glicemia, o acompanhamento médico esta sendo diário aos integrantes do projeto, uma nutricionista está preparando o cardápio das refeições servidas nos encontros, além de um psicologo e um profissional da área de educação física para acompanhar as atividades recreativas e esportivas. A prefeitura também disponibilizou ônibus para transportar os integrantes do projeto até a ASSINCRA.

A coordenadora do Projeto Conviver, Fabiane Pache disse ao Clube de Imprensa que “estamos desenvolvendo um trabalho da melhor maneira possível, proporcionando melhor qualidade de vida para os integrantes da terceira idade”.