Jardim adere a Campanha Nacional de vacinação contra a Paralisia Infantil

Departamento de Comunicação – Juliana Brum

 

 

A tradicional campanha do Zé da Gotinha contra a Paralisia Infantil acontece no próximo sábado (8), em Jardim. O Ministério da Saúde dará início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil que acontece todos os anos.
O objetivo é imunizar crianças de seis meses até cinco anos, inclusive aquelas que já receberam doses do antígeno anteriormente. O dia D da mobilização será 8 de junho, sábado.
A Secretaria de Saúde de Jardim já informou os pontos para a vacinação que atenderão das 7h30 até Às 17h.
Os postos de vacinação que estarão atendendo no próximo sábado são: Centro de Saúde Nestor Pereira, Vila Angélica, ESF Dr. Reinaldo de Arruda, Vila Panorama, Esf drª. Maria de Lourdes dos Reis, Vila Cohab Paraíso, ESF Galton carvalho leite, Vila Carolina, ESF Dr. Antonio Luiz Gruber, Vila Cohab Aeroporto, Posto de Saúde do Boqueirão, Distrito do Boqueirão, Praça do Encontro, Centro, Escola Municipal Rufina caldas, 1ª curva, Br 060 em frente Calcáreo Bodoquena, Vila major costa.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas (paralisia infantil).
A doença não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha isso geralmente acontece dentro do lar. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, privadas ou mãos. Em pessoas não vacinadas também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe através de secreções respiratórias.
Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe pode alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta. Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil mover um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios.