Imagem original de Nossa Senhora de Nazaré descerá do Glória

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré vai descer do altar-mor da Basílica de Nazaré, conhecido como Glória, às 12h30 deste sábado (12). A descida será realizada após missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que vai iniciar às 9h, com vigília e adoração.

O momento só ocorre duas vezes ao ano e é um dos momentos mais esperados pelos fiéis, que ficam mais próximos da imagem encontrada pelo caboclo Plácido.

São raros os momentos de descida da Imagem Original do altar-mor da Basílica. A imagem só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio número 200 e também durante a visita do Papa João Paulo II à Belém, no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a Imagem, e da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé.

Atualmente, a Imagem só desde em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário.

História
Em 1969, o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais próxima do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. As primeiras descidas aconteciam às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação. 

Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, a Basílica Santuário abre as portas para os fiéis acompanharem este momento especial, para terem um instante mais perto da Imagem encontrada por Plácido.

A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Ela reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. E no braço esquerdo traz um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.