Hospital Regional de Ponta Porã recebe recursos para a qualificação da Rede de Urgência e Emergência

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul autorizou o repasse de recursos em parceria com o Ministério da Saúde direcionados aos atendimentos da Rede de Urgência do Hospital Regional de Ponta Porã Dr. José de Simone Netto. Ao todo será repassado o valor de R$ 1.708.700,03 que auxiliará no custeio e melhoria nos atendimentos de risco da unidade.

        De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), o investimento será utilizado para reformas no Hospital, aprimorando o acolhimento de pacientes com classificação de risco, permitindo que o atendimento seja ágil e oportuno. Os recursos também serão utilizados para a aquisição de equipamentos que garantirão a adequada estrutura para o Pronto-Socorro do Hospital. Com isso, os recursos possibilitarão a qualificação da porta de urgência não apenas do município de Ponta Porã, como também dos municípios que compõem a sua microrregião (Amambai, Aral Moreira, Antonio João, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Ponta Porã) e outras cidades fronteiriças.

        Além dos investimentos, a Secretaria de Estado de Saúde realizará as capacitações aos profissionais de saúde que atuarão diretamente nos serviços de urgência do Hospital Regional. A microrregião de Ponta Porã está integrada a Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião de Dourados, atualmente composta por 33 municípios e quatro microrregiões.  

O Hospital Regional Dr José de Simone Netto de Ponta Porã, é um hospital geral, cujos serviços são referência para os municípios da Microrregião de Ponta Porã. A população total da microrregião é de 180.767 habitantes.

O município de Ponta Porã, sede da microrregião, apresenta população de 79.173 habitantes. O Hospital possui 109 leitos (todos SUS) e presta atendimento nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Laboratório de Análises Clinicas e Diagnóstico por Imagem. Todos os serviços são 100% contratualizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Pronto Socorro do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto é uma porta de entrada que funciona 24h em Ponta Porã, atendendo demanda espontânea e referenciada (sob regulação) da microrregião, de maneira humanizada, com acolhimento e classificação de risco conforme protocolos estabelecidos. O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto está qualificado como Porta Hospitalar de Urgência, como uma unidade estratégica para referência microrregional, atendendo à demanda espontânea e referenciada, além de funcionar como retaguarda para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade.

 A Política Nacional de Atenção às Urgências estabelece como objetivo da Rede de Atenção às Urgências a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.