Homem corta refrigerante da refeição e elimina 50 kg

Há cerca de um ano, o carioca Marcelo Eduardo da Costa França fugia do espelho – na época com 140 kg -, o vendedor diz que tinha vontade “de se esconder do mundo” por causa do peso. “Era sedentário e bebia 2 litros de refrigerante por dia, era um vício mesmo”, lembra.

Decidido a fazer as pazes com a própria imagem, Marcelo começou então a fazer pequenas mudanças na alimentação e no seu dia a dia. “Fui reduzindo gradativamente as besteiras, o que ajudou bastante”, conta.

Porém, a separação do refrigerante não foi tão fácil assim – a bebida, que fazia parte do café da manhã, almoço e jantar, foi aos poucos ficando de lado até que desapareceu das refeições do carioca. “Cheguei a ficar em crise de abstinência no início, minhas mãos até tremiam”, lembra. Além do refrigerante, Marcelo começou a se separar aos poucos de outros velhosamigos, como os biscoitos, o sorvete, as tortas, as pizzas e os salgadinhos. “Só de diminuir essas coisas, perdi 5 kg no primeiro mês”, conta.

Depois dos primeiros 30 dias, o vendedor decidiu então que era hora de entrar na academia. “O impacto no começo não foi tão grande porque já tinha feito exercício quando era mais novo. O problema é que a academia era cheia de espelhos e eu tentava sempre fugir”, lembra.

Mesmo assim, ele se manteve no exercício físico e ficava cerca de 2 a 3 horas fazendo atividades aeróbicas. “Nessa época, comecei uma dieta mais intensa e perdia de 2 a 3 kg por semana”, diz.

Foi então que Marcelo finalmente cortou todas as besteiras definitivamente da alimentação, inclusive o refrigerante. “Uma pessoa viciada em refrigerante e pizza jamais imagina que consegue comer legumes com prazer, mas hoje quando entro no supermercado, vou direto na sessão dos alimentos saudáveis”, conta satisfeito. Com um cardápio rico em brócolis, repolho, chuchu, peito de frango e frutas, por exemplo, ele conseguiu chegar aos 83 kg. “Fiquei muito magro, aí comecei a fazer musculação e ganhei 7 kg de massa magra”, diz o carioca, que agora comemora os 90 kg e o corpo mais desenhado.

Atualmente, ele faz menos exercícios aeróbicos e foca no ganho de massa muscular. “Continuo indo na academia, de segunda a sexta-feira. Mas agora tudo ficou mais fácil porque não tenho mais aquele peso nas costas. Quando caminhava rápido, sentia dor nas canelas e hoje se ando 5 ou 10 quilômetros, é indiferente”, conta.

Marcelo celebra ainda não só o fato de ter perdido peso, mas também medidas – ele passou do número 50 de calça para o número 40. “Sempre fui vaidoso, mas hoje chego a ser exagerado. Aprendi a me cuidar mais e não tenho mais vontade de me esconder como tinha antes. Hoje sou viciado em espelho”, brinca o carioca.

O segredo, segundo ele, foi traçar uma meta e ter um foco. “Isso deixa tudo mais fácil. Meu foco foi a vaidade porque era difícil ser vaidoso e não poder se olhar no espelho”, lembra. Por esse e outros motivos, Marcelo diz que era muito triste, mesmo sendo um rapaz brincalhão e comunicativo. “As pessoas sentem que minha autoestima melhorou e hoje sou visivelmente uma pessoa mais feliz”, conclui, satisfeito. (G1)