Hemosul abre o dia todo e convoca doadores de sangue dos tipos O- e O+

O Hemosul Coordenador abrirá as portas para recepcionar os doadores de sangue das 7h às 17h neste sábado (18). De acordo com a instituição, todas as doações são bem vindas, mas o alerta deste final de semana é para os estoques dos tipos O- e O+ que estão muito baixos. 

A iniciativa de abrir a cada primeiro e terceiro sábados do mês tem o objetivo de possibilitar às pessoas que têm vontade de doar mas trabalham durante a semana toda. 

Considerando que uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, é fundamental que os doadores compareçam à unidade com frequência respeitando os intervalos mínimos de 60 dias para os homens e 90 para as mulheres.

Vale reforçar que aos sábados não há necessidade de programar a coleta, basta comparecer à unidade tendo em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.

Quem tomou a vacina contra a Covid deve respeitar os intervalos conforme o fabricante: Coronavac – 48h; Astrazeneca, Pfizer e Janssen – 7 dias. 

Mais informações estão disponíveis no site www.hemosul.ms.gov.br ou nas redes sociais da instituição @hemosulms. 

Hemosul Coordenador

Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 1304

Mireli Obando, Subcom

Foto: Arquivo