Governo avança etapa do Pacto de Valorização do Magistério e nomeará 1,2 mil aprovados em concurso para professor

O governo do Estado consolidou mais uma etapa do Pacto de Valorização da Educação Pública, compromisso firmado no mês de outubro de 2012 com a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). Nesta sexta-feira (5), o governador André Puccinelli assinou a homologação do resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no Cargo de Professor da Carreira Profissional da Educação Básica, do Quadro Permanente de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação (SED).

A assinatura de homologação contou com as presenças das secretárias de Educação e de Administração, Maria Nilene Badeca dos Santos e Thie Iguchi, respectivamente, além de uma comissão de servidores responsável pela elaboração e acompanhamento do concurso.

Realizado em tempo recorde, em cerca de três meses, o concurso autorizado pelo governador André Puccinelli para abertura de 1.200 vagas foi um compromisso firmado com a Fetems no mês de outubro de 2012. O edital foi lançado já no mês de fevereiro deste ano e a prova objetiva, aplicada no mês de maio. A nomeação dos aprovados no concurso, conforme Thie Iguchi, será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na semana que vem. O objetivo é que os professores tomem posse já no segundo semestre do ano letivo.

 Conforme o governador, é mais uma etapa firmada e cumprida pelo governo do Estado, que tem se pautado no diálogo aberto com sindicatos e associações de servidores. “Sempre haverá novas etapas e pautas, portanto, num diálogo constante e permanente estamos abertos não só à Federação dos Trabalhadores em Educação assim como demais sindicatos e associações. O objetivo é discutir diretamente assim como ocorreu até agora dentro do Estado com todas as categorias dos servidores, sem greve, num diálogo franco, mas com respeito de ambas as partes e cumprimento dos compromissos assumidos”, destacou André.

Compromisso

Para o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli, é mais uma etapa cumprida do pacto assinado pela valorização dos profissionais da educação, mas que mostra também que há diálogo permanente entre a categoria e o governo do Estado. “Mostra a importância de abrir um canal de comunicação em que apontamos seis pontos na pauta e todos estão sendo cumpridos religiosamente conforme combinado. Essa é uma das últimas etapas e isso demonstra amadurecimento de todos e do poder público, que investe no diálogo para que a gente possa estar avançando nestas questões”, disse.

         Conforme Roberto Magno Botareli, a homologação do resultado do concurso para o ingresso de 1.200 novos professores significa mais investimento na educação. “Significa capacitação e esse recurso com certeza vai retornar à Rede Pública por muito mais tempo. Entendemos que o filho do trabalhador tem o direito de ter uma escola pública de qualidade e ir para uma universidade federal e disputar vagas em condições de igualdade. Significa uma vitória dos trabalhadores e do governo estadual que está honrando com todos os compromissos feitos na mesa de negociação”, destacou.

Concurso

O edital publicado no mês de fevereiro deste ano autorizou a abertura de 1.200 vagas para o cargo de professor de educação básica nos níveis de ensino Fundamental e/ou Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, nos turnos matutino e/ou vespertino.

Os candidatos habilitados no Concurso Público para o cargo de professor, no exercício de docência, poderá atuar nas disciplinas de Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Língua Estrangeira – Inglês, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Química e Sociologia nas séries do 1º ao 9º ano (ensino fundamental) e do 1º ao 3º ano (ensino médio), com vencimento base de R$ 1.355,50 e incentivo financeiro de R$ 271,10.