Governador assina acordo com a prorrogação dos incentivos fiscais à International Paper e proporciona expansão da empresa

Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli assinou nesta quarta-feira (12) um termo aditivo que prorroga os incentivos fiscais concedidos à fábrica International Paper (IP) instalada no município de Três Lagoas. O termo está embasado na lei 4.285/12 e no decreto governamental 13.606/13, que estende os incentivos fiscais para os empreendimentos industriais em Mato Grosso do Sul até 31 de dezembro de 2.028.

 

A International Paper é líder global na fabricação de papéis e embalagens, e fabrica uma ampla gama de produtos que se utilizam diariamente. A empresa produz papéis não revestidos, além de embalagens industriais e para consumidores. Através da Xpedx – o braço de distribuição da IP nos Estados Unidos da América – a empresa também oferece papéis para impressão, produtos para embalagem, artes gráficas e produtos industriais e de manutenção.

 

 

 

 

Para Jean Michel Ribiéras, atual presidente da Internacional Paper América Latina e vice-presidente sênior da IP e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e Africa (Emea) e Rússia, Mato Grosso do Sul é um Estado promissor para as indústrias. “Aqui temos apoio do governo do Estado e pessoas dedicadas. Temos 80% dos nossos recursos humanos daqui do Estado, graças à parceria com o Senai e Fiems. Muitos são jovens dedicados ao trabalho. Agora, com a prorrogação dos incentivos fiscais, temos a possibilidade de expandir os negócios. Poderíamos escolher qualquer outro lugar (Mato Grosso, Índia, China), mas optamos por Mato Grosso do Sul pelo grande apoio e parceria que temos e um bom diálogo com o governo e prefeitura”, afirmou Ribiéras.

 

Em operação desde 2009 em Três Lagoas, a fábrica possui uma máquina capaz de fabricar até 140 resmas de papel Chamex por minuto, e opera com algumas das tecnologias mais avançadas do mercado. Recebeu investimentos de U$S 300 milhões e produz 200 mil toneladas de papel/ano (A4 para imprimir e escrever).

 

Segundo o gerente de Relações Governamentais da IP América Latina, Eduardo Fonseca, a prorrogação dos incentivos fiscais deve auxiliar na aprovação do plano de expansão da empresa, a ser apresentado em agosto deste ano, aos diretores da empresa em Memphis/EUA. A expansão envolve a aquisição de mais uma máquina de papel, voltada para a fabricação de papel offset (para gráficas) e que será instalada na unidade de Três Lagoas.

  

Novo presidente

 

A International Paper anunciou em maio (22/05) a aposentadoria de Maximo Pacheco, vice-presidente sênior e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e Africa (Emea) e Rússia, o que ocasionou mudanças na liderança da companhia.

 

Entre elas, a ida de Jean-Michel Ribiéras para a IP Emea e Rússia e a entrada de Glenn Landau como novo presidente da IP América Latina.

 

Landau assumiu o cargo no dia primeiro de junho de 2013 e está com o visto internacional em trânsito.

 

Jean-Michel Ribiéras assumiu, no lugar de Maximo Pacheco, a posição de vice-presidente sênior e presidente da IP Emea e Rússia com base em Bruxelas, Bélgica; Glenn Landau foi nomeado presidente da IP América Latina, com base em São Paulo, Brasil.

 

Estiveram presentes na reunião o novo presidente da Internacional Paper América Latina, Glenn Landau; vice-presidente sênior da IP e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e Africa (Emea) e Rússia, Jean Michel Ribiéras; gerente de Relações Governamentais da IP América Latina, Eduardo Fonseca; secretária de Governo e vice-governadora, Simone Tebet; secretário de Estado de Fazenda, Jader Rieffe e representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e Senai.

 

Boris Valerio Verbisck